MUDANÇA

Lula agora apoia a reeleição

01:47 · 22.04.2010
( )
O petista disse que foi procurado recentemente por um interlocutor do PSDB que propôs uma parceria

Brasília Em entrevista publicada na edição de ontem do jornal "Correio Braziliense", o presidente Lula admite que mudou de posição sobre a reeleição. Agora, segundo ele, é a favor dessa opção eleitoral.

Sem citar nomes e datas, o petista disse que foi procurado recentemente por um interlocutor do PSDB para propor uma parceria com o PT pela aprovação do mandato de cinco anos e pelo fim da reeleição - o que foi defendido nesta semana pelo pré-candidato tucano, José Serra. "Eu falei para meu companheiro interlocutor: "Olha, eu era contra a reeleição, agora eu quero que tenha a reeleição mesmo se você ganhar, porque em quatro anos você não consegue fazer nenhuma obra estruturante, nenhuma." Ele justificou: "Entre você pensar uma grande obra, fazer projeto básico, executivo, tirar licença ambiental, enfrentar o Judiciário, enfrentar o Tribunal de Contas e vencer todos os obstáculos, termina o mandato e você não começa a obra, sabe? Então eu falei : "Não quero mais o fim da reeleição". Na mesma entrevista, o presidente admitiu que pretende conversar com Ciro Gomes (PSB) sobre sua pré-candidatura ao Planalto e disse que a "guerra" do PT mineiro não resolve nada, numa referência às prévias agendadas entre Patrus Ananias e Fernando Pimentel.

"Essas guerras não resolvem o problema. As pessoas pensam que podem fazer insultos, provocações e, depois, botar um papel em cima. No PT não volta à normalidade."

Ao "Correio" Lula falou com entusiasmo da opção do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para a vaga de vice na chapa de Dilma Rousseff. "Se ele for o indicado, dará a tranquilidade de não teremos problemas de governabilidade."

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.