Fortaleza

Só o Marketing salva

01:48 · 20.07.2012

Diretoria tricolor tem apostado na promoção da marca do clube como forma de atrair mais torcida e investimentos


O Fortaleza, apesar da grandeza e da força de sua torcida, está na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, comumente chamada de "inferno". Mas, a difícil situação, em termos de competição, não fez da comiseração o carro-chefe do relacionamento com seus torcedores. Ao contrário, nos últimos tempos, o marketing tem sido o braço forte do clube, que enxergou na promoção de sua marca um canal para dias melhores no Pici.


O meia Geraldo foi apresentado, no início do ano, com tranças tricolores Foto: Bruno Gomes

Foi pensando dessa maneira que o departamento de marketing do clube procurou realizar ações que visem a alavancar a participação da torcida nessa empreitada de retornar à Série B.

Os recursos não são grandes, mas a agremiação vem tentando se virar com várias ações de marketing, que têm mexido com a torcida pelo ineditismo delas.

Um dos pontos mais importantes para essa guinada do marketing foi a troca no comando do programa de sócio-torcedor, que saiu de uma empresa para ser administrado internamente, ou seja, pelos próprios dirigentes. "No fim do ano passado, o programa de sócio-torcedor do Fortaleza estava muito desgastado e procuramos resgatar isso para o clube", explica o diretor de marketing, Fábio Mota. "Resolvemos nós mesmos administrar", completa.

Ações se sucedem

A primeira ação foi convocar a imprensa, fazer o lançamento oficial do novo programa, chamado de Sócio Fidelidade e colocar o próprio presidente, Osmar Baquit, para ser o primeiro "torcedor" a fazer a sua adesão.

Depois do primeiro evento para chamar a torcida de volta, a diretoria partiu para mexer diretamente com o futebol e trouxe o meia Geraldo. Logo na sua chegada, o jogador conseguiu vender duas mil toucas tricolores semelhantes à que ele usa, com trancinhas coloridas. Posteriormente, a denominação de Geraldo, chamado de G10 passou para G38, e várias camisas foram vendidas com a numeração 38.


O lutador de MMA, Rony Jason, mal ganhou o TUF Brasil e foi contratado para ser o garoto-propaganda do programa de fidelidade. Foto: Kiko Silva

A diretoria atacou em outras frentes e até a música passou a ser alvo. Assim, fez com que a vocalista da banda Solteirões do Forró, Taty Girl, se tornasse sócio-torcedora do Tricolor.

Quando o Leão foi enfrentar o Náutico, pela Copa do Brasil deste ano, convidou o humorista Tirulipa Júnior, filho do deputado federal Tiririca, para vestir a camisa do programa sócio-fidelidade, o mesmo acontecendo com outro apaixonado pelo clube, o cantor e compositor Fagner.

O pico da campanha veio recentemente, com o patrocínio ao lutador de MMA, Rony Jason, que estampará a marca do Leão na sua próxima luta, em outubro. E olha que ele estará presente já neste domingo no PV, por ocasião do jogo contra o Salgueiro, às 16 horas, segundo informa Fábio Mota.

Tita

Ontem, o clube firmou a parceria com a tetracampeã brasileira de surf, Tita Tavares, que foi ao clube para fazer todo um ritual promocional. É mais uma investida do marketing do clube em outro esporte que não seja o futebol. "Estou muito feliz por terem acreditado na minha capacidade profissional. Em breve, com toda essa ajuda, estarei correndo em meus campeonatos", disse Tita, na entrevista coletiva.

SAIBA MAIS

Parceria e tratamento

Tetracampeão brasileira de surf, Tita Tavares, foi ao Estádio Alcides Santos, onde foi recebida pelos dirigentes do Fortaleza, nesta quinta-feira, com o intuito de firmar parceria com o clube. A atleta está enfrentando um problema de hipertireoidismo e usará a estrutura do clube para treinar e se reabilitar, ao mesmo tempo em que será medicada pelo Hospital da Mulher, que fica ao lado do Pici

Meta a atingir
De acordo com o diretor Fábio Mota, o Fortaleza atingiu a marca de 3 mil sócios adimplentes, o que dá um suporte à administração atual. A meta a ser atingida, ainda nesta primeira fase da Série C, é chegar aos 4 mil sócios e, ao final dela, alcançar os 7.500 associados. Com isso, o Tricolor fechará os números do programa de fidelidade. O carro chefe será a campanha do time

Lateral Tiago Granja é apresentado no Pici

Para a diretoria, o ápice de toda essa campanha de marketing no clube seria a consecução dos resultados positivos e a vinda de contratações. Estes dois itens massageiam o ego dos torcedores de qualquer clube. Dentro dessa premissa, o clube apresentou ontem o lateral-direito Tiago Granja, vindo do Horizonte.

Trata-se de uma aposta tricolor em um jogador local, que já demonstrou qualidades em três temporadas integrando os competitivos times do Guarany (S).


Tiago Granja já participou de treino coletivo, atuando pelo time reserva, ontem no Pici FOTO: KID JÚNIOR

Tiago Granja, que completa 26 anos amanhã, é natural da cidade do mesmo nome, próxima a Sobral. Jogou três temporadas no Cacique do Vale, além de ter passado pelo Guaçuano (4ª Divisão do futebol paulista em 2010), Porto/PE (2005), Parnaíba/PI em 2008, além de Bahia de Feira/BA, já este ano, antes de ir para o Horizonte.

"Estava em casa quando recebi um telefonema de que iria me apresentar ao Fortaleza. Confesso que nunca imaginei que isso iria acontecer. Comecei com 18 anos de idade, mesmo sem ter tido uma base maior e quando era mais jovem ficava vendo o Clássico-Rei pela televisão, sonhando em vir jogar por um dos clubes grandes. Não imaginei que seria agora", disse ele.

IVAN BEZERRA
REPÓRTER

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