ufc 224

Pelo fim do preconceito no MMA

UFC Rio 9 coloca frente a frente duas militantes LGBTs em disputa de cinturão da categoria peso-galo feminino

Amanda Nunes e Raquel Pennington mantêm o clima de amizade e respeito antes da luta principal no UFC 224, que será realizado neste sábado (12), na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro ( Foto: divulgação )
00:00 · 12.05.2018

A campeã Amanda Nunes e a desafiante Raquel Pennington entrarão no octógono da luta principal do UFC Rio 9 neste sábado (12), em evento que inicia a partir das 19h15, na Jeunesse Arena. Fora dele, as duas têm a luta pelos direitos LGBT em comum. Ambas namoram lutadoras da organização e militam pelo fim do preconceito.

Casada com a também lutadora Nina Ansaroff, a brasileira Amanda Nunes detém o feito histórico de ter sido a primeira homossexual assumida a conquistar o cinturão do Ultimate. "Sou a primeira campeã gay. O preconceito ainda está muito grande, e eu quero ajudar de certa forma, mostrar para as pessoas que o respeito é mais importante de tudo", disse a brasileira.

Raquel Pennington também tem um relacionamento com outra lutadora do UFC, Tecia Torres. "É algo que eu sempre soube. Fiquei negando isso por um longo tempo por causa da minha família e ficava tentando entender as coisas por mim mesma. É muito bom estar rodeada de atletas que têm orgulho de sua pele e tudo mais, e é ótimo que temos uma organização (UFC) que nos apoia", completou a lutadora, que também é amiga de Amanda Nunes e treina junto com a brasileira na mesma academia, a American Top Team.

Luta

Amizade à parte, Amanda Nunes aposta que o combate deste sábado vai ser equilibrado. "Não há como prever o que vai acontecer, até porque o esporte é imprevisível, mas acho que vai terminar antes do quinto round", cravou a brasileira.

Já a desafiante, espera impor seu jogo para chegar ao título. "Ela pode tentar me encurralar na grade e levar para o chão ou ir em busca do nocaute. Sei que ela vai pressionar do início ao fim, mas estou preparada".

Despedida

O UFC 224 também marca a despedida de um ícone do MMA. Vítor Belfort fará sua última exibição contra outra lenda do esporte, Lyoto Machida, em duelo que abre o card principal do evento.

Lutar aqui é sempre emocionante e me deixa muito feliz. "Quis o destino que isso acontecesse e eu tivesse a oportunidade de fazer essa luta aqui", pontuou Belfort.

Outro grande duelo que acontece no card principal será entre o brasileiro Ronaldo Jacaré e o americano Kelvin Gastelum. Quem vencer pode ser o próximo desafiante ao cinturão dos médios, que hoje pertence ao canadense Georges St-Pierre.

Card do evento

UFC 224

12/05/2018, no Rio de Janeiro

Principal (a partir de 23h):

Amanda Nunes x Raquel Pennington

Ronaldo Jacaré x Kelvin Gastelum

Mackenzie Dern x Amanda Cooper

John Lineker x Brian Kelleher

Vitor Belfort x Lyoto Machida

Preliminar (a partir de 19h15):

Cézar Mutante x Karl Roberson

Alexey Oleynik x Júnior Albini

Davi Ramos x Nick Hein

Elizeu Capoeira x Sean Strickland

Warlley Alves x Sultan Aliev

Thales Leites x Jack Hermansson

Alberto Miná x Ramazan Emeev

Markus Maluko x James Bochnovic

*Transmissão: Canal Combate

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.