Tecnologia no Verdão

Palmeiras vai inaugurar painel de LED de R$ 8 milhões em sua arena no próximo mês

A arena será palco do jogo de ida entre Palmeiras e Cruzeiro, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, às 21h45

16:27 · 12.09.2018 / atualizado às 16:29 por Agência Estadão
allianz parque
A arena palmeirense vai inaugurar o painel de LED em todo o anel intermediário, estrutura inédita em estádios brasileiros e que utiliza equipamentos importados da China. ( Foto: Divulgação/ SE Palmeiras )

O Allianz Parque, que será palco do confronto de ida entre Palmeiras e Cruzeiro no duelo da semifinal da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (12), terá uma novidade a partir de outubro. A arena palmeirense vai inaugurar o painel de LED em todo o anel intermediário, estrutura inédita em estádios brasileiros e que utiliza equipamentos importados da China. O intuito dos idealizadores é exibir tanto informações de serviço para o público quanto vender o espaço para anunciantes.

"Sempre tentamos trazer as melhores práticas do futebol e do mundo de entretenimento. As arenas americanas trabalham muito bem dessa forma e tinham a ideia de trazer o painel e monetizar", explicou à reportagem do Estado o diretor comercial do Allianz Parque, Heraldo Evans Neto. A previsão dele é realizar os testes finais a partir do fim desta semana e inaugurar a estrutura em outubro. O painel já está instalado.

O investimento na instalação foi de R$ 8 milhões, bancado pela Digital Arenas, a responsável pelo projeto. O diretor da empresa, Eduardo Silva, afirmou que fechou com o Allianz Parque um contrato de 20 anos para a exploração do espaço. A estimativa dele é que o custos de utilização de e de operação serão zerados após os oito primeiros anos.

O Allianz Parque estima que conseguirá ter faturamento perto de R$ 1 milhão após o segundo ano de operação. O painel conseguirá fazer oito diferentes tipos de ativações por minuto. Os executivos querem começar a vender inserções de até 15 segundos para os anunciantes. O objetivo é a nova estrutura não aparecer nas transmissões de TV, pois é voltada para o público interno do estádio.

"O mercado publicitário precisará entender essa novidade e se adequar. Fizemos também testes de luminosidade e brilho do painel, para melhorar a visualização", disse o diretor comercial. O painel de LED foi testado pela primeira vez em 2017, em uma faixa de apenas dez metros de extensão. A estrutura terá 96 centímetros de altura e 580 metros lineares de painel, que vão se estender em 360º pelo anel intermediário.

Segundo o diretor da Digital Arenas, o painel poderá ser utilizado também em shows ou jogos da seleção brasileira no estádio. Os bares da arena terão ainda estruturas de LED para exibir informações como o cardápio. "Queremos ter um novo modelo de negócios nas arenas, propiciar mais experiências e levar esse projeto para mais estádios nos próximos anos", disse Eduardo Silva. A operação e a assistência técnica do painel ficará a cargo de dez funcionários.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.