Recopa

Conmebol investiga gestos racistas de torcedores do Independiente ao Grêmio

Entidadde analisou as imagens do ocorrido nas redes sociais e meios de comunicação

15:30 · 15.02.2018 por Folhapress
torcida
Torcida do Independiente é uma das mais fanáticas da Argentina ( Foto: AFP )
Torcedores do Independiente foram flagrados em um vídeo feito por gremistas imitando macacos em provocação racista durante a partida de ida da Recopa, na noite de quarta-feira (14), em Avellaneda, na Argentina.
 
Em contato com a reportagem, a Conmebol informou que o departamento disciplinar foi informado do caso, analisou as imagens do ocorrido nas redes sociais e meios de comunicação e, na tarde desta quinta-feira (15), irá abrir expediente contra o clube.
 
O Independiente é reincidente em casos de racismo. Por imitação semelhante aos torcedores do Flamengo na final da última Sul-Americana, o clube precisou pagar multa de 15 mil dólares (R$ 48,3 mil).
 
O time argentino ainda foi advertido que em caso de reincidência seria aplicado o artigo 43 do Regulamento Disciplinar da entidade, que pode gerar exclusão da competição.
 
Na ocasião da punição na Sul-Americana, o clube utilizou as redes sociais para se desculpar pela atitude dos torcedores. A Conmebol entendeu que naquela ocasião, a agremiação agiu corretamente. No entanto foi avisada, junto à torcida, que a pena seria grave se houvesse repetição.
 
A política da entidade, agora, é não tolerar qualquer tipo de discriminação. Mas não há prazo para conclusão do caso.
 
Após a abertura de expediente com denúncia ao Independiente, os advogados do clube têm prazo para defesa, por escrito ou em audiência, e assim a situação deve ultrapassar o jogo de volta da Recopa e a punição poderá acabar ocorrendo em outras competições da Conmebol.
 
Em campo, Independiente e Grêmio empataram em 1 a 1. O duelo de volta está marcado para a próxima quarta-feira (21), na Arena do Grêmio.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.