campeonato cearense

Leão, Tubarão e Vovô buscam vaga no ritmo da folia

Ferroviário e Fortaleza podem garantir vaga na próxima fase, e Ceará encaminhar classificação na rodada de Carnaval

00:00 · 10.02.2018 por Ivan Bezerra - Repórter
Éverson (Ceará)
O goleiro Éverson é um dos poucos titulares a ser escalado também no time 'alternativo' do Ceará e pode iniciar o jogo com o Horizonte ( Foto: JL Rosa )
Léo Natel (Fortaleza)
Atacante Léo Natel é uma das armas do técnico Rogério Ceni para dar mais ofensividade ao Tricolor do Pici ( Foto: Kléber A. Gonçlaves )

Quando ecoam os clarins carnavalescos em toda parte do Brasil, o futebol cearense não faz pausa para a folia e nesses dois primeiros dias de carnaval, alguns clubes poderão definir a classificação antecipada para o hexagonal da segunda fase.

Pela tabela, quatro jogos estão marcados para este sábado, enquanto a partida Ferroviário x Maranguape - que aconteceria às 9 da manhã deste sábado - passou para domingo, às 16 horas no Estádio Presidente Vargas. Neste sábado, às 16 horas, o Iguatu recebe o Floresta no Estádio Morenão. Os dois times estão com 11 pontos ganhos e uma vitória para qualquer lado, deverá garantir a vaga na 2ª fase.

Em um jogos mais importantes da rodada, às 16h30 deste sábado, o Guarani/J, que está na oitava colocação, com apenas seis pontos ganhos, recebe o líder Fortaleza, que tem 12 pontos. O Leão do Pici necessita da vitória para ratificar a primeira posição e a classificação.

"Esse jogo vale a liderança para nós e estamos concentrados para conseguirmos o resultado", disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, minutos antes do embarque para Juazeiro do Norte. O meia-atacante Alípio ratifica o objetivo de se manter no topo: "Se vencermos, garantimos a nossa classificação. Sabemos que não é difícil e o campo não está em tão boas condições, mas vamos tentar nos impor".

Mudanças

O técnico Rogério Ceni está muito bem aguardado em Juazeiro e inclusive deve fazer uma visita ao Horto para receber homenagens. Paralelo a isso, faz modificações no time, passando a utilizar o sistema 3-5-2, com os zagueiros Roger Carvalho, Diego Jussani e Ligger. O artilheiro Gustavo e o lateral Bruno Melo cumprem automática.

O Guarani perdeu para o Uniclinic no último jogo e trocou de técnico. Saiu Filinto Holanda e retornou Washington Luís, que promete modificações no time.

O Uniclinic, com 10 pontos ganhos, tem chances matemáticas e enfrenta o Tiradentes, que tem cinco, no PV, às 16 horas.

Ceará

Motivado pela boa fase, onde vem de quatro vitórias seguidas, a última delas pela Copa do Brasil, o Ceará encaminha a sua classificação, caso vença o Horizonte, às 18 horas deste sábado, na Arena Castelão. Na sequência, o Alvinegro joga em São Luís, na quinta (15), às 21h45 contra o Sampaio Corrêa/MA, pela Copa do Nordeste. O jogo contra os maranhenses vale a liderança do grupo D do torneio. Por conta disso, o técnico Marcelo Chamusca lança o time alternativo para enfrentar o Horizonte.

"Vamos poupar os jogadores, dentro do planejamento, havendo uma dúvida na lateral-direita. Estamos pensando no Horizonte, mas olhando para o Sampaio na próxima semana", disse Chamusca.

Com isso, Pio deve ser transferido para o meio de campo, ao lado Jéfferson Parrudo e Juninho. O ataque deve contar com Roberto, Arthur Cabral e Douglas Coutinho, com chances também para Wescley.

Para o técnico do Alvinegro, vencer é fundamental para a classificação. "O jogo é importante para nós, porque pode encaminhar nossa classificação em caso de vitória. Melhoramos nossa performance na competição e temos que continuar pontuando".

Tubarão da Barra

No domingo de Carnaval, 11, às 16h, o Ferroviário assegura classificação por antecipação a próxima fase se vencer o Maranguape, no Presidente Vargas, e a equipe do Horizonte for derrotada pelo Ceará. O time da Barra do Ceará se encontra na segunda posição com 11 pontos, um a menos em relação ao líder Fortaleza. A campanha coral apresenta três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Image-1-Artigo-2361767-1

Janeudo é uma das esperanças corais na retomada dos bons ventos na Barra do Ceará. Técnico Ademir Fonseca tem dúvidas no ataque (Foto: Thiago Gadelha)

Ademir Fonseca, técnico coral que vem de duas vitórias seguidas no comando do Tubarão (2 a 0 ante o Floresta, pelo Cearense; e 2 a 1 diante do Confiança, pela Copa do Brasil), foi responsável por mudar o esquema tático para o 3-5-2 e obter a reviravolta num curto espaço.

O técnico pregou respeito ao Maranguape. "É um jogo importantíssimo para nós porque buscamos a classificação, ainda tem muita gente embolada com 10, 11 pontos e o fator de vitória vai decidir na hora que for definir uma vaga. Sabemos que o jogo não é fácil, o adversário com a corda no pescoço tentando se reabilitar no campeonato, então a gente precisa ter muita atenção e impor nosso ritmo de jogo", explicou o comandante.

Para o compromisso frente ao lanterna, Ademir não contará com o atacante Luis Soares, suspenso pelo 3º cartão amarelo, e Valdo Bacabal ainda é dúvida em função do desgaste da maratona de jogos. O atacante Rodrigo Rodrigues, contratado recentemente, demonstrou estrela ao fazer o tento da classificação do Tubarão na Copa do Brasil ao ingressar no lugar de Luis Soares, que saiu após sentir um incômodo no pé. Foi o primeiro gol do jovem avante na carreira.

Saiba mais

Rescisão inesperada

O presidente do Fortaleza, informou na noite de ontem, a rescisão de contrato do meia-esquerda argentino, German Pacheco. De acordo com o presidente, o atleta procurou a diretoria e informou que estava com dificuldade de adaptação ao futebol brasileiro e que por isso optava por ir embora.

Ferrão desfalcado

O Ferroviário ficará desfalcado no jogo contra o Maranguape, visto que o centroavante Valdo Bacabal, com uma torção no tornozelo, continua sendo dúvida e seu companheiro de ataque, Luís Soares, recebeu o terceiro cartão amarelo. A opção imediata é Rodrigo Rodrigues.

Tabela-Cearense

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.