Jogada

Fortaleza fica só no empate

21:55 · 12.09.2009
( )
Com o empate, o Fortaleza ainda não apresentou a reação esperada e ainda por cima caiu uma posição

Nem as contratações, a motivação da semana e o esforço de alguns jogadores fizeram com que o Fortaleza vencesse o ABC(RN), ontem à tarde no estádio Castelão, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de estar vencendo, depois perdendo, o Leão teve que se contentar com um gol salvador de Luiz Carlos no finalzinho. Resultado: 3x3 e a chance de melhorar de posição na tabela sendo jogada fora.

Os primeiros seis minutos foram de domínio do Leão. O ABC não pegou na bola, a não ser para se defender. A todo instante havia cruzamentos na área, forçando as saídas do goleiro Raniere. Aos 12 minutos, o Tricolor teve um escanteio a seu favor. Cristian cobrou e Luiz Carlos finalizou por cima.

Rogerinho havia sofrido uma falta do lado esquerdo do ataque, na intermediária. Na cobrança, ele mandou uma bomba no ângulo superior esquerdo da trave. A bola bateu em cima e desceu, já dentro. Era o primeiro gol dos tricolores.

O gol do Fortaleza não intimidou o ABC. Pelo contrário, a equipe potiguar procurou reagir, utilizando a habilidade de Sandro, um ala improvisado, e do atacante Júnior Negão. Aos 14 minutos, foi cobrada uma falta na área dos cearenses e Sandro cabeceou para o chão, e Douglas mergulhou para pegar.

Rogerinho, Cristian, Luiz Carlos e Nicácio se deslocavam bastante, procurando espaços entre os três zagueiros do ABC. Em cruzamento da esquerda, Luiz Carlos girou o corpo e bateu de primeira, mas a bola bateu em um zagueiro na linha do gol. O Fortaleza não conseguiu mais manter o domínio total, pois o time do Rio Grande do Norte era sempre perigoso nos contra-ataques, principalmente explorando as brechas deixadas pelos laterais. Foi assim o gol de empate. Aos 18 minutos, Júnior Negão arrancou da direita, passou por Eusébio, Ticão e João Leonardo. Na saída do goleiro, tocou voltando e Selmir apenas desviou para a meta, empatando o jogo, em falha da defesa.

Foi ainda no primeiro tempo, que o Tricolor mais criou jogadas ofensivas, pois os laterais apoiavam até próximo à área. Aos 27 minutos, Ticão cruzou da esquerda e a zaga do ABC se atrapalhou. Luiz Carlos tocou de cabeça a Nicácio, que disputou - com a bola no ar - com Bosco e Fabiano, até dar um voleio, virando para 2x1. O jogo ficou truncado e chegou ao intervalo com esse placar. As modificações acabaram fazendo o Leão cair de produção no segundo tempo da partida.

Marcelo Nicácio, sentindo dores no tendão de Aquiles, cedeu seu posto ao volante Renan.

No adversário, saiu o volante Augusto Recife para a entrada de Fausto. Ou seja, no momento em que Márcio Fernandes, técnico local, poderia ter sido ousado, ele colocou um volante a mais, atraindo a equipe de Natal para cima. Mesmo com três volantes, o Fortaleza não evitou o empate. Após troca de passes, Júnior Negão entrou pela esquerda e apenas "observado" por João Leonardo, chutou na saída do goleiro e fez 2x2, aos 6 minutos da segunda etapa.

Outra vez, Júnior Negão fez um passe a Ricardinho, que chutou cruzado e virou para 3x2. O ABC colocou três bolas na trave do Leão só no segundo tempo. A dupla de zaga tricolor não se entendeu e levou dribles em profusão. Pelo menos Elton deixou boa impressão. Aos 47, ele cruzou e Luiz Carlos empatou.

DESABAFO
Luiz Carlos diz que time tem que melhorar na defesa

O atacante Luiz Carlos, do Fortaleza, desabafou ao final da partida de ontem contra o ABC, quando o Leão ficou apenas no empate em 3x3, perdendo uma posição na tabela de classificação da Série B do Brasileiro.

"Eu não culpo os zagueiros, mas o sistema defensivo como um todo. Não é a primeira vez que a gente faz o resultado, mas acaba sofrendo gols que não poderia tomar. Desse jeito fica difícil", falou o atleta, após o árbitro trilar o apito final.

O próximo jogo do Leão será nesta terça-feira às 21h50 contra o Duque de Caxias, em Volta Redonda, pela 24ªrodada. A grande dúvida será o atacante Marcelo Nicácio, que deixou o gramado com uma pancada no tendão de Aquiles e uma entorse no tornozelo. Hoje, haverá uma revisão médica e a viagem para o Rio será amanhã.


Ficha técnica

Fortaleza3
Douglas; Dedé, Paulo Paraíba, João Leonardo e Eusébio (Elton16/2ºT); Coutinho, Ticão, Cristian(252ºT) e Rogerinho; Marcelo Nicácio(Renan/intervalo) e Luiz Carlos. Técnico: Márcio Fernandes.

ABC/RN3
Raniere;Rafael, Gaúcho e Fabiano; Bosco, Augusto Recife (Fausto/intervalo), Gedeon, Tucho e Sandro(27/2ºT; Selmir (8/2ºT) e Júnior Negão. Técnico: Flávio Lopes.

Competição: Série B do Campeonato Brasileiro. Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE). Data: 12 de setembro de 2009. Árbitro: Andrey da Silva. Assistentes: Márcio Gleidson Dias e Fernando Miranda, trio do Pará. Renda: R$ 77.787,50. Público: 7.758 pagantes. Gols Rogerinho ( 7/1ºT), Selmir (18/1ºT), Marcelo Nicácio (27/1ºT), Júnior Negão (6/2ºT), Ricardinho (14/2ºT), Luiz Carlos ( 47/2ºT). Cartões amarelos: João Leonardo, Ticão e Luiz Carlos (FOR); Raniere, Gaúcho, Augusto Recife, Gedeon, Fausto e Marquinhos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.