felipe toledo

Detonando sobre ondas

O surfista de Ubatuba arrasou na etapa do Mundial de Surfe no Rio, com duas notas 10 na caminhada para o título

00:00 · 18.05.2015
ss
Filipinho, como é conhecido, teve uma atuação quase perfeita, não tomou conhecimento do rival, o australiano Bede Durbidge e venceu por 19,87 a 14,70. Foi a segunda vitória do brasileiro em quatro etapas no ano ( FOTO: RAIMUNDO PACCÓ )

Em um domingo histórico para o esporte brasileiro, o ubatubense Filipe Toledo, 20 anos, conquistou o título da quarta etapa do circuito da Liga Mundial de Surfe Profissional desta temporada. A competição foi disputada nas ondas da Barra da Tijuca/RJ.

>Silvana fica em nono no Mundial de Surfe e americana vence

Abusando do arsenal de manobras aéreas, Filipe, não deu a menor chance ao adversário australiano Bede Durbidge na disputa da final da competição.

Ainda no início da bateria, Filipinho, acertou um "aerial reverse 360º full rotation" para arrancar dos árbitros um 10 unânime, iniciando sua caminhada para uma vitória acachapante.

Na sequência, o surfista de Ubatuba, cravou um 8.33, deixando o australiano em "combination", situação muito complicada, pois força o rival a conseguir uma combinação de duas notas, para buscar uma virada.

O golpe de misericórdia veio próximo dos minutos finais da bateria quando Filipinho acertou outro aéreo que valeu 9.87, atingindo o somatório de 19.87, pontos em 20 possíveis, colocando muita pressão sobre o australiano que tinha poucos minutos para conseguir pegar duas ondas quase perfeitas, uma missão praticamente impossível. Quando a segunda sirene tocou encerrando a bateria e decretando a vitória de Filipe Toledo, a multidão nas areias do Postinho da Barra, no Rio de Janeiro, iniciou uma comemoração histérica com todos querendo tocar no campeão.

Ranking

Com o resultado, além de embolsar 100 mil dólares, Filipe Toledo, assumiu a segunda posição do ranking mundial.

Outro brasileiro, Adriano Mineirinho, é o líder do ranking, apesar de ter sido eliminado do Rio Pro 2015 na terceira fase.

Pela primeira vez, desde quando começou o Circuito Mundial, em 1976, o Brasil ocupa os dois primeiros lugares do ranking.

George Noronha
Especial para o Jogada*

*Enviado ao Rio de Janeiro

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.