Jiu-jÍtsu

Daniel Beleza: lição de vencedor para inspirar a garotada

Após construir carreira de sucesso no exterior, o carioca, radicado em Fortaleza desde os 6 anos, espera ajudar na formação de jovens atletas ( Foto: Helene Santos )
00:00 · 13.01.2018

Tricampeão Mundial Master, cinco vezes campeão Pan Americano, 30 vezes campeão International Open. Esse é o cartel acachapante do lutador de Jiu-jítsu Daniel Beleza, de 41 anos, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Fortaleza desde os primeiros anos de vida.

Após dez anos morando no exterior para aperfeiçoar sua luta e competir em alto nível, Daniel retornou a Fortaleza e já tem compromisso. "Vou fazer vários seminários e agora farei um no próximo sábado, dia 13, no Náutico Atlético Cearense. O evento vai começar ao meio-dia e será aberto para todas as academias. Vamos ver se a gente consegue colocar em prática o projeto social para ajudar essa criançada que não tem condição de fazer o Jiu-Jítsu", comentou.

"Já há várias academias voltadas em ajudar a comunidade nessa parte de ensinar o Jiu-jítsu para crianças pobres e até mesmo adultos, idosos sem condições financeiras", ressaltou.

O começo do lutador nos Estados Unidos exigiu perseverança diante de situações adversas em terras longínquas. "Quando cheguei nos EUA tinha vontade de viajar, sempre viajava para lutar os campeonatos grandes e o fator determinante para ficar nos EUA foi armar uma base lá e atingir o mesmo nível de preparação dos caras, pois sempre tive uma vontade muito grande de viver do Jiu-jítsu", recorda.

Daniel Beleza ainda mandou um recado para a garotada. "Sempre tento passar para os meus alunos essa questão de as vezes você estar desmotivado e a ociosidade te leva para a droga, então é preciso se ocupar, ir em busca dos sonhos, treinar onde der, mergulhar de cabeça nesse esporte que traz equilíbrio. Mas, antes de ser um grande lutador no tatame, é preciso ser grande homem na vida", arrematou o experiente lutador.

Competições

O lutador volta a competir em março deste ano. No dia 3 (Londres International Open); dias 10 e 11 (Abu Dhabi Grand Slam, em Londres); dia 24 (Tokyo International Open, em Tóquio) e dia 25 (Master International Ásia, também em Tóquio, no Japão). (Por Paulo Ayrton)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.