coluna

Tom Barros: os cuidados do líder

tomb

Tom Barros

tom@diariodonordeste.com.br • Colunista da editoria Jogada.

00:00 · 01.09.2018

Fortaleza líder. Mais líder do que nunca. E, por isso mesmo, mais visado do que nunca. Mais estudado do que nunca. Mais caçado do que nunca. Todo mundo quer tirar prosa em cima do time que lidera. É normal. Com o Leão não será diferente. Portanto, mais cuidado deve ter o tricolor cearense. O Goiás precisa da vitória para chegar ao G-4, fato que poderá acontecer nesta rodada, se ganhar do Leão e houver tropeço do Avaí diante do Figueirense. Aliás, quando o jogo Goiás x Fortaleza começar, já se saberá o resultado da partida do Avaí. O Fortaleza está mais regular e mais definido em suas linhas. O Goiás ainda oscilante. Vinha de três vitórias seguidas. Aí tomou uma goleada do Vila (3 x 0) na rodada passada. É assim.

Sem problemas

A ausência de Nenê Bonilha certamente será sentida, mas não é problema capaz de comprometer a produção coletiva tricolor. Sem Marcinho, Ederson pode perfeitamente ocupar esse espaço. A capacidade de rápida recomposição do Fortaleza já ficou comprovada em situações até mais complicadas.

Números

O Fortaleza tem hoje melhor proveito em quase todos os itens da Série B. O Leão tem 46 pontos. O vice, CSA, tem 40. O Fortaleza tem o melhor ataque: 36 gols. O melhor saldo de gols: 17. O Leão só não tem a defesa menos vazada. Na artilharia: Lucão, do Goiás, e Gustagol estão empatados com 10 gols cada.

Recordando

Image-1-Artigo-2447422-1

31 de agosto de 2006. Faz 12 anos que essa foto foi batida. Treino do Ceará. A partir da esquerda: Vavá e Marciano.

Detalhes: Vagner Paulo da Silva (Vavá) está com 36 anos. Atualmente joga no Ceilândia. Depois do Ceará jogou no América-RN, Treze, Fortaleza, CSA, Potiguar, Globo, Moto e Caxias. Não tenho notícias de Marciano.

Tudo é possível

O Flamengo é favorito. Será normal vitória do time carioca, principalmente em vista do futebol que o Ceará vem mostrando. Para o Ceará assinalar gol tem de criar mil oportunidades. Aí aproveita uma aqui e outra ali. A diferença técnica entre Ceará e Flamengo é brutal. No Castelão o Mengo já goleou (0 x 3).

Zebra

No Vozão, salvam-se Everson, Thiago Alves, Luís Otávio e Richardson. Os demais oscilantes. Transição lenta. Conclusões ruins. Mas o futebol nem sempre vai pelos caminhos da lógica. O Ceará teve chance de ganhar do São Paulo no Morumbi. A zebra existe. O Maracanã foi o cenário da maior zebra do futebol mundial.

Crédito

Image-0-Artigo-2447422-1

Boeck tem história no Fortaleza. A subida para a Série B, onde hoje é líder, tem tudo a ver com Boeck. Nas duras disputadas da Série C, foi ele quem salvou o Leão com defesas espetaculares e decisivas. Mas Boeck andou falhando em jogos recentes. Nada não. Tem crédito. Basta retomar a atenção. Cuidado, Boeck!

Notas & notas. Hoje, a partir de 10 horas, no Catuleve - Clube de Aviação Desportiva, em Aquiraz, acontecerá o FERA, encontro regional de aviação. Muitas atrações como paraquedismo, aeromodelismo, exposição de carros antigos, acrobacias aéreas. Aviadores desportivos de vários estados brasileiros em confraternização. /// Hoje, às 15h30, no PV, pela Taça Fares Lopes, Floresta x Pacajus. Amanhã, às 16 horas, pela mesma competição, o clássico tricolor, Fortaleza x Ferroviário. Programação alternativa.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.