COLUNA

Tom Barros: líderes e lanternas

tomb

Tom Barros

tom@diariodonordeste.com.br • Colunista da editoria Jogada.

00:00 · 24.08.2018

São Paulo líder da Série A: 42 pontos. Dele, lógico, a melhor campanha: 70% de aproveitamento. Pois, na rodada passada, este festejado tricolor do Morumbi esbarrou no lanterna, o Parará. Na Vila Capanema, em Curitiba, ficou no empate, 1 x 1. Fortaleza líder da Série B: 43 pontos. Dele, lógico, a melhor campanha: 65.2% de aproveitamento. Pois o Leão, mesmo com time bem melhor, sofreu para ganhar(2 x 1) de virada do lanterna Boa, em pleno Castelão. E mais: na rodada passada, em Maceió, perdeu (2 x 1) para o CRB, que ocupava a zona de rebaixamento. Síntese: os lanternas e os da zona baixa, não raro, surpreendem os líderes. Nesta parte a esperança do Ceará diante do poderoso São Paulo, domingo, no Morumbi.

Grande mudança

Na segunda rodada, Ceará e São Paulo empataram (0 x 0) no Castelão. O Ceará foi melhor e teve condições de vencer. Daquele time alvinegro que enfrentou o São Paulo foram embora Naldo, Pio, Roberto Zardin, Rafael Carioca, Elton e o técnico Marcelo Chamusca. Juninho e Arnaldo estão na reserva.

Diferença

O São Paulo cresceu na competição. O Ceará complicou-se todo. O Vozão é vice-lanterna. E é nessa condição que enfrentará o São Paulo no Morumbi. Favorito: São Paulo, lógico. Mas já restou provado que os lanternas e os times na zona baixa costumam pregar surpresas diante dos líderes. Logo, tudo é possível.

Recordando

Image-0-Artigo-2443832-1

1977. Saudoso empresário cearense Mauro Freire e Pelé. Mauro era um dos sócios do Grupo Guarautos. Estava em São Paulo. Encontrou Pelé num elevador. Pelé viu os mimos que Mauro levara e ficou de olho. Mauro notou e presenteou Pelé com um deles. Daí o encontro e a foto, que me foi enviada por Mônica Porto Freire, filha do Mauro.

Ruins

O Ceará foi prejudicado pela arbitragem no empate com o Vasco, que teve gol irregular confirmado pelo árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP). O Leão prejudicado pela arbitragem na derrota para o CRB, que teve gol irregular (Iago impedido) confirmado pelo árbitro Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

Prejuízo grande

Não é possível deixar passar sem protesto os erros graves das arbitragens. O Ceará deixou de ganhar dois pontos que seriam fundamentais na sua luta para sair da zona de rebaixamento. E o Fortaleza deixou de ganhar dois pontos que o colocariam mais ainda perto do título. Erros graves, amigos.

Tempo

Image-1-Artigo-2443832-1

Como melhor utilizar o potencial do atacante Ederson? Ele começou ao lado de Gustavo contra o CRB. Foi substituído. Como o rendimento foi só regular, os apressados já afirmam que não dará certo dupla de ataque com Ederson e Gustavo. Calma, gente. Foi a primeira vez. Ainda pode dar certo. Tempo para ajustes.

Notas & notas. Hoje, às 20hs, na Igreja São Vicente de Paulo (Avenida Desembargador Moreira, 2211), Missa da Esperança pela alma do saudoso empresário e desportista José Wellington Costa Rolim. Familiares e amigos em orações. Saudade que fica. /// Vaga na Copa do Brasil é o maior apelo da Taça Fares Lopes, que começa amanhã. Através dela, os times médios têm chances de disputar a competição nacional. Várias vezes campeão, Horizonte foi o time que mais tirou proveito dessa situação.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.