Coluna

Tom Barros: extraordinária reação do Vovô na Série A

tomb

Tom Barros

tom@diariodonordeste.com.br • Colunista da editoria Jogada.

00:00 · 06.09.2018 / atualizado às 00:32

Ceará empolgante. No domingo, vitória sobre o Flamengo. Ontem, sobre o Corinthians. Em três dias, bateu nos dois maiores times do Brasil. Perfeito primeiro tempo do Ceará. Criou três chances de gol. Envolveu com Quixadá, Calyson e Leandro Carvalho. E marcou 1 a 0, gol do goleiro Everson. Na fase final, o Corinthians reagiu. Foi para cima do Ceará. Criou chance com Romero que Everson pegou no susto. Mas, numa subida rápida de Leandro Carvalho, o cruzamento e o gol contra de Ralf: Ceará, 2 x 0. Aí o Corinthians subiu todo. Diminuiu com gol de Roger (2 x 1) em belo lançamento de Jadson. Fez pressão pelo empate, mas o Ceará soube segurar a vantagem. Vitória justa que dá ao Ceará amplas chances de sair da zona de rebaixamento.

Iluminado

Everson goleiro iluminado. E agora também marcando gol. Um gol que teve importância fundamental pelo que significou no momento do jogo. Depois, na fase final, protegido pela sorte, defendeu por acaso, de cabeça, conclusão de Romero que tinha endereço certo.

Destaque

O time do Ceará como um todo. Além de Everson, destaco Calyson pela sua participação coletiva. Fez a sua melhor partida e praticamente obrigou Ralf a fazer o gol contra. Se Ralf não fizesse, Calyson fazia. Ele, Juninho Quixadá, Leandro Carvalho e Artur fizeram a diferença. Está faltando o gol de Arthur.

Recordando

Image-1-Artigo-2449362-1
Anos 1970. Rádio Progresso de Juazeiro do Norte. A partir da esquerda: Wilton Bezerra e os saudosos Jussiê Cunha e Foguinho. Eles formaram com João Eudes (ausente na foto) o quarteto de maior audiência do rádio esportivo do Cariri. Jussiê Cunha, pai de Jussiê Cunha Filho (Sistema Jangadeiro) e de Antero Neto (Sistema Verdes Mares).

Missão

É exceção, na história do futebol brasileiro, um time passar sem oscilações o campeonato (Séries A ou B) inteiro. Assim é natural o que está ocorrendo com o Fortaleza. O importante é não deixar acontecer uma sequência de derrotas capaz de comprometer a vantagem obtida e que deu ao clube a atual condição de líder.

Duas metas

Na Série B, cada time tem duas metas. A primeira é subir para a Série A. Esta é a mais importante. A segunda é ganhar o título brasileiro da segunda divisão. O Fortaleza está trabalhando nas duas frentes. A vantagem para subir está na diferença de sete pontos. Ótima. Agora, para ser campeão, a margem apertou. O CSA encostou.

Cearense

Saulo, de apenas 17 anos, lateral-direito, assinou contrato profissional por três anos com o Vasco da Gama-RJ. Foi revelado pelo Estação Antonio Bezerra. Ele estuda no colégio do próprio Vasco no Rio. Nome completo: Gabriel Saulo da Silva Chaves. Mais um jovem cearense não aproveitado pelos nossos grandes times.

Notas & notas

 Na lista da FIFA para a escolha do melhor jogador do mundo 2018, que tem Modric, Salah e Cristiano Ronaldo, meu voto com louvor é para o croata Luka Modric. /// Na Copa, Lionel Messe e Neymar passaram longe da melhor produção. Neymar saiu chamuscado pelo cai-cai que o levou à ridicularia mundial. /// Na Taça Fares Lopes, enquanto o Ferroviário é líder isolado (6 pontos), o Ceará é vice-lanterna (um ponto) e o Fortaleza é lanterna (também um ponto, mas com menor saldo de gols).

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.