COLUNA

Tom Barros: bravura e dignidade

tomb

Tom Barros

tom@diariodonordeste.com.br • Colunista da editoria Jogada.

00:00 · 21.08.2018

O Ceará foi bravo. Suportou a pressão inicial. Equilibrou. Até criou as melhores situações de gol na fase inicial, máxime com Richardson aos 35 minutos. Vozão firme na defesa diante de um Vasco confuso nas tramas ofensivas, onde nem Pikachu conseguiu êxito. No segundo tempo, o drama. Um erro de grave João Lucas resultou no gol irregular de Wagner que o árbitro entendeu normal. Vasco 1 a 0. A resposta firme mostrou o Ceará consciente mesmo na adversidade. Everson fez milagre em conclusão de Vinícius. E logo Tiago Alves empatou. Veio a expulsão de Samuel. Tormento. Mas pontificaram a perfeição de Luís Otávio. Não foi o resultado que o Ceará queria, mas, pelas circunstâncias finais, valeu o ponto.

De volta

Logo mais tem Fortaleza no Rei Pelé diante do CRB, que está na zona de rebaixamento (18º). Teoricamente o Leão, que é líder e faz belíssima campanha, tem tudo para ganhar. Mas esses times da zona baixa às vezes complicam. O lanterna Boa, quando fez 1 a 0 no Leão, assustou.

Anterior

Na rodada passada, o CRB empatou com o Vila Nova em pleno Serra Dourada. Sinal de alerta ao Fortaleza. Lá estão o Neto Baiano (contra times cearenses sempre deixa a marca dele), Rafael Carioca (ex-Ceará, 2018) e Felipe Menezes (ex-Ceará, 2017). Gente que há pouco estava por aqui. Doriva é o técnico.

Recordando

Image-0-Artigo-2442211-1

19 de agosto de 2008. Assim se passaram dez anos... Jogadores do Ceará. A partir da esquerda: atacante Charles Chad e o meia Fábio Lima. Detalhes: Charles (36 anos) joga atualmente no Tigres-RJ, após temporada na Malásia. Fábio Lima (38 anos) encerrou a carreira no São Benedito em 2012, após passagem no Ferroviário e Guarany-S.

Distância

Na Série B não vejo ninguém jogando melhor que o Fortaleza. Anoto, porém, a significativa subida do Goiás nas duas rodadas recentes. O Verdão chegou ao G-4 mediante duas vitórias: 3 a 0 no CSA no Estádio Olímpico e 0 x 1 no Figueirense dentro de Florianópolis. Ney Franco é o treinador do Goiás.

Encontro

O Fortaleza enfrentará o Goiás na 24ª rodada, sábado, 1º de setembro, às 19 horas. O Goiás optou pelo Estádio Olímpico em detrimento do Serra Dourada. É uma espécie de PV de lá. Tem capacidade para 12 mil torcedores. Cada equipe usa a estratégia que lhe parece mais conveniente com relação ao local do jogo.

Está chegando

Image-1-Artigo-2442211-1

Gustavo, artilheiro do Brasil com 24 gol, está chegando também na artilharia da Série B. Lucão (Goiás) e Júnior Brandão (Atlético Goianiense) são os líderes com 9 gols cada. Gustavo vem em segundo lugar com 8 gols ao lado de Longuine do Guarani. Detalhe: Gustavo passou muito tempo sem jogar.

Notas & notas.

Filinto Holanda, o melhor técnico cearense de 2010 quando dirigia o Horizonte, eleito na promoção do Sistema Verdes Mares, assinou contrato e vai comandar o Verdes Mares na Série C cearense 2018. Detalhe: apesar do nome, o time Verdes Mares nada tem a ver com o Sistema Verdes Mares. Pura coincidência. Boa sorte Filinto. /// Na Série C 2018 a volta do Calouros do Ar, que fez história na década de 1950, quanto ligado à Base Aérea de Fortaleza. Foi campeão cearense de 1955.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.