campeonato cearense

Ceará: a vaga é bem ali

Ceará recebe o Iguatu no Castelão e se vencer, praticamente avança às semifinais com duas rodadas a disputar

00:00 · 13.03.2018 / atualizado às 08:46 por Vladimir Marques - Repórter
O lateral-esquerdo Romário
O lateral-esquerdo Romário fez seu primeiro treino ontem, no Vovozão, e como foi regularizado, fará sua reestreia pelo Ceará diante do Iguatu ( Foto: JL Rosa )

O Ceará recebe o Iguatu hoje no Castelão, às 20h30, pela 4ª rodada da 2ª Fase do Campeonato Cearense com um objetivo claro: encaminhar sua classificação para as semifinais do certame.

E uma vitória diante do Azulão, desesperado após três jogos sem vitória no hexagonal, deixará o Vovô praticamente classificado com dois jogos ainda a fazer, já que o duelo com o Uniclinic pela 1ª rodada, será disputado apenas no dia 17. Hoje vice-líder com 4 pontos, o Alvinegro, chegando aos 7, dificilmente não se classifica. Apenas um combinação absurda nas sete partidas restantes de toda 2ª Fase faria um clube não integrar o G4 com esta pontuação.

Já o Azulão, com apenas 1 ponto e na 'lanterna' do hexagonal, joga sua última cartada, já que para a equipe, trata-se do penúltimo jogo. Para ter alguma chance de classificação, o Iguatu precisa vencer hoje o Ceará e no dia 22 o Uniclinic no Morenão, para chegar aos 7 pontos e esperar os resultados dos adversários diretos.

E mais uma vez o Vovô atuará com uma equipe considerada reserva no Estadual. O motivo é a proximidade do jogo de volta com o Atlético/PR pela 3ª Fase da Copa do Brasil, que será já na quinta-feira, 15, no Castelão.

Assim, o técnico Marcelo Chamusca, mandará a campo uma equipe muito próxima da que venceu o Ferroviário por 3 a 0 na última quarta-feira no Presidente Vargas, quando os reservas alvinegros jogaram sua melhor partida no ano.

Formação

A equipe 'alternativa' do Ceará está cada vez mais entrosada com peças frequentemente utilizadas quando há necessidade de melhorar o nível da equipe titular durante as partidas, como no sábado contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste.

As entradas de Raul - substituindo Richardson, desfalque de última hora - , Wescley e Arthur, deram outra dinâmica ao Vovô, essenciais para a virada.

A principal novidade na equipe é a estreia do lateral-esquerdo Romário. O jogador fez seu primeiro treino ontem no Vovozão e foi regularizado.

"O Romário está muito bem fisicamente e ele precisa de ritmo de jogo. Se regularizado, ele joga", disse Chamusca, ao fim do treino de ontem.

Com Romário assumindo a lateral-esquerda, Ernandes assume a vaga no meio-campo, na contenção. O treinador também elogiou o polivalente jogador. "Gosto muito do Ernandes jogando por dentro, no meio campo. Ele constrói bem as jogadas e tem potencial de infiltração. Taticamente o Ernandes me agrada muito atuando no meio. E a chegada do Romário facilita isso", explicou o treinador.

Sobre a partida e o adversário, o treinador do Ceará espera um jogo diferente do disputado na 1ª Fase, com vitória do Iguatu por 2 a 1 no Morenão.

"A partida é importante e será completamente diferente da anterior. Jogaremos em casa, em um campo com uma condição muito diferente, e perante o nosso torcedor. A expectativa é de que, com um conhecimento melhor do adversário, com nossa motivação de buscar os três pontos, encaminhar uma classificação, é fazermos um bom jogo".

O Iguatu chega para o duelo com o Ceará pressionado pelos resultados ruins na 2ª Fase. O Azulão, que foi um dos destaques da 1ª Fase terminando na 3ª colocação, pode ser eliminado hoje. O desfalque hoje é o volante Michel, suspenso pelo 3º cartão amarelo.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.