SNOWBOARD

Caminho de neve

02:12 · 27.08.2010
( )
O atleta curtido pelo sol do Ceará encara o frio e gelo na Argentina por uma vaga no pódio do Brasileiro de Snowboard

Ele carrega desde a infância o apelido Tikinho, que se tornou bem conhecido a partir das suas radicais manobras nos campeonatos de sandboard, onde faturou títulos estaduais e regionais. Agora, o cearense Esdras Luiz Santos Rocha Cavalcante quer voos mais altos radicalizando na prancha de snowboard.

Logo na primeira competição disputada sobre a neve, que teve como cenário uma pista improvisada de 200m, na cidade de São Roque/SP, no mês de julho passado, Esdras Tikinho faturou o título do VII Desafio Brasileiro de Snowboard.

E na madrugada desta sexta-feira - vôo da 1h -, Tikinho seguiu para a Argentina. No país dos hermanos, exatamente na cidade de Chapelco, ele lutará pelo lugar mais alto do pódio no XVI Brasileiro de Snowboard. Essa competição será aberta no próximo dia 1º de setembro e irá até o dia 9/09.

Confiança

Como a neve em nosso Estado é utopia, Tikinho, depois da conquista em São Roque, treinou forte nas próprias dunas da Cidade 2000 para o Brasileiro em solo argentino. "Apesar de ter treinado em piso diferente, estou confiante para encarar a competição em Chapelco", afirmou o snowboarder cearense.

E o atleta tratou de ressaltar: "As manobras que eu já executava no sandboard foram o principal trunfo para conseguir me sair bem e me tornar campeão brasileiro em São Roque. E em Chapelco não será diferente".

Previdente, Esdras Tikinho está indo para a Argentina três dias antes do início do campeonato na montanha San Martin de los Andes, em Chapelco, cidade que localizada a 20km de Bariloche. "Com a minha chegada três dias antes do início do Brasileiro, terei tempo para treinar em Chapelco, conhecer a pista, seus obstáculos e me ambientar com o local de prova".

Modalidades

Apesar da incipiente carreira no snowboard, Esdras Tikinho, movido a desafios, como cearense da gema, vai brigar por medalhas no Brasileiro em Chapelco nas modalidades slope style, board cross e slalom gigante.

Para quem desconhece, o slope style é uma prova do snowboard onde o atleta realiza acrobacias no ar. Ao contrário do board cross, que é uma corrida de velocidade envolvendo quatro competidores, no slope style a disputa é individual, não há relógio, e aos concorrentes são atribuídos pontos para estilo e dificuldade de execução das manobras por um grupo de juízes.

Já na prova do slalom o atleta desce a montanha na prancha de snowboard evitando todos os obstáculos ao longo do percurso e passando por todas as bandeiras que conseguir, completando os diversos estágios que vão ficando mais difíceis.

Inédito

A presença de um cearense no Brasileiro de Snowboard é realmente um fato inédito. "Depois das gozações que fizeram comigo em São Roque, ´o cearense entrou numa fria´ e ´calango do deserto´, certamente que minha participação no Brasileiro em Chapelco será marcante", brincou o snowboarder Esdras Tikinho. E além dos brasileiros, os donos da casa, chilenos e representantes europeus deverão competir em Chapelco.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.