Jiu-jitsu

André Mateus: trabalho reconhecido

Há dois anos nos EUA, cearense André Mateus chega ao 4º grau e recebe faixa preta das mãos de Ralph Gracie

00:00 · 10.02.2018
Image-0-Artigo-2361651-1
André Mateus teve a honra de receber o quarto grau em faixa preta de jiu-jitsu das mãos do ídolo mundial Ralph Gracie ( Foto: arquivo pessoal )

Medalhista de ouro no mundial de Jiu-jitsu de 2007, formado em Educação Física, Ciências Sociais, apresentador vanguardista e admirador da família Gracie. Trata-se do cearense André Luiz Mateus Costa, de 42 anos, graduado em Kung Fu e Caratê, mas que foi fisgado para valer pelo Jiu-jitsu.

"Comecei o Jiu-Jitsu em 1995 quando entrei na Universidade de Fortaleza (Unifor) e conheci um professor oriundo do Rio de Janeiro, que me apresentou umas fitas VHS de algumas lutas do Royce Gracie no UFC (Ultimate Fighting Championship). À época, eu praticava outras lutas (Kung Fu e Karatê), fiquei maravilhado com o que vi e comecei a treinar com ele", recorda-se.

Diante de sua larga trajetória no esporte, André Mateus relata a honra de receber o 4º grau em faixa preta das mãos de um ídolo pessoal e mundial. "Tive com o Renzo Gracie e agora com o Ralph, de quem recebi o quarto grau em faixa preta.

É assim que funciona os graus na faixa preta do Jiu-Jitsu, de acordo com a trajetória, o tempo. Sempre tive minhas raízes com os Gracie, fui aluno de alguns, tenho amizade com outros e aí tive o prazer agora, pela primeira vez, de me encontrar com o Ralph, foi uma emoção para mim", exaltou.

Legado

Atualmente, André direciona suas atenções e objetivos em transmitir o conhecimento aos mais jovens. "Hoje me dedico 100% a ensinar e passar o que aprendi nesses anos todos, recentemente abri meu espaço (gym, como eles chamam nos EUA) para ensinar, antes dava aulas em outro local que não era meu. Estou vivendo uma fase muito feliz e poder oferecer uma qualidade de vida melhor para a minha família morando no Estados Unidos", detalhou.

Atualmente, além de defender o time que criou, o "Spartacus Brazilian Jiu-Jitsu", o cearense viaja para muitos países onde ministra workshops e palestras acerca de marketing pessoal. (Por Paulo Ayrton)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.