Kilauea

Vulcão em ilha do Havaí causa alerta vermelho

00:00 · 16.05.2018

Los Angeles. Uma enorme nuvem de fumaça vulcânica emanou ontem do vulcão havaiano Kilauea, levando as autoridades a emitir um alerta vermelho para a aviação.

O departamento de Defesa Civil informou que uma nuvem - de entre 3.000 e 3.600 metros - se formou a partir da queda de rochas e explosões de gás de uma das crateras do vulcão.

As autoridades indicaram que o código de aviação era vermelho, motivo pelo qual a erupção "é iminente", com "emissão significativa de cinzas".

Foi ressaltado que a qualidade do ar também está em alerta vermelho, e as pessoas que se encontram nas áreas tomadas pelas nuvens foram advertidas para não se expôr, diante do risco imediato à saúde. Esta nuvem de cinzas é resultante de uma nova fissura aberta em Big Island, onde fica a cratera.

Cerca de 40 casas e construções ficaram destruídas com a passagem da lava incandescente. Cientistas indicaram que se os níveis de lava continuarem caindo da cratera, provavelmente serão abertas mais fissuras no terreno. Aproximadamente 2.000 pessoas foram evacuadas de áreas residenciais que se encontram nos locais atingidos pela lava e pela fumaça tóxica.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.