Sem exigência

Trump se diz disposto a encontrar líderes do Irã

00:00 · 31.07.2018

Washington/Teerã. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem estar disposto a se reunir com os líderes do Irã "quando eles quiserem" e "sem pré-condições", uma semana depois de a tensão entre Washington e Teerã crescer.

"Eu me reuniria com (dirigentes do) Irã se eles quisessem se reunir. Não sei se eles já estão prontos", disse Trump em uma coletiva de imprensa na Casa Branca junto ao primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

"É bom para o país, bom para eles, bom para nós e bom para o mundo. Sem pré-condições. Se eles quiserem se reunir, eu vou. Na hora que quiserem", disse.

No último dia 23, depois de uma advertência provocadora do presidente iraniano, Hasan Rohani, de que não "brincasse com a cauda do leão", Trump respondeu com uma mensagem violenta no Twitter.

Irã e EUA romperam relações diplomáticas em 1980. Em 8 de maio passado, Trump anunciou a retirada dos EUA do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, assinado em 2015, e a retomada das sanções contra este país.

Washington culpa Teerã de desempenhar um papel "desestabilizador" no Oriente Médio.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.