Do mandato dele

Trump alerta contra ideia de impedimento

00:00 · 24.08.2018
Image-0-Artigo-2444125-1
Republicano traçou cenário pessimista sobre os impactos de um eventual impeachment para os EUA ( FOTO: AFP )

Washington. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, em entrevista divulgada ontem, que a economia americana poder entrar em colapso se ele for acusado e submetido a um julgamento político, algo que, devido ao caos que ronda a Casa Branca, poderá acontecer, segundo os analistas.

Há alguns dias, o ex-advogado do presidente, Michael Cohen, depôs ante um juiz federal que, a pedido de Trump, realizou pagamentos ilegais para silenciar mulheres que alegavam ter mantido um caso com o magnata, violando assim as leis de financiamento eleitoral. Mas o líder republicano declarou à Fox News que uma acusação contra ele só causaria mais confusão.

"Vou dizer uma coisa, se por acaso eu for submetido a um impeachment, acho que o mercado poderá entrar em colapso. Acho que todos poderemos ficar mais pobres", advertiu Trump no programa "Fox and Friends".

Depois disso, o presidente deu uma confusa declaração sobre a criação de postos de trabalho e outros progressos econômicos que teriam sido conquistados durante seu mandato e insistiu que os americanos estariam muito pior se Hillary Clinton tivesse vencido as eleições presidenciais de 2016.

Golpes

"Não sei como se pode submeter a um impeachment alguém que fez um grande trabalho", acrescentou o republicano.

Trump recebeu dois duros golpes consecutivos na terça-feira quando Michael Cohen, advogado de Trump durante uma década, se declarou culpado de oito acusações e revelou que a pedido do atual presidente americano pagou pelo silêncio de duas ex-amantes do então candidato republicano em 2016.

No mesmo dia, um júri declarou culpado o ex-chefe de campanha eleitoral de Trump, Paul Manafort. O consultor político de 69 anos foi considerado culpado de oito das 18 acusações, inclusive fraude fiscal, fraude bancária e omissão de declaração de contas bancárias no exterior.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.