Sudão será dividido em dois - Internacional - Diário do Nordeste

REFERENDO DEFINE

Sudão será dividido em dois

22.01.2011

Darfur. Quase 99% dos sudaneses votaram pela separação do sul do Sudão, aponta a primeira apuração oficial do referendo realizado na semana passada. O resultado indica que o mundo terá seu mais novo país na África a partir de 9 de julho, segundo os termos de acordo de paz assinado em 2005 e que encerrou décadas de guerra civil entre norte e sul.

Os números finais oficiais são esperados em fevereiro, mas o site da Comissão do Sudão do Sul para o Referendo já mostra que 98,6% dos eleitores votaram pela independência. O resultado deve se confirmar, já que foram apuradas mais de 80% das urnas do sul e 100% nas outras áreas.

A comissão já havia confirmado anteriormente que a participação ultrapassou os 60% considerados mínimos para a validação do resultado.

A única área que votou pela manutenção do país como um só foi o Estado de Darfur Sul. De acordo com dados da comissão, 63,2% dos eleitores da região preferiram manter o país unido e apenas 36,8% do total escolheram a separação.

Guerra

A guerra entre norte e sul do Sudão, o mais longo conflito civil da África, foi resultado da dominação política, econômica e social do norte, onde fica a capital Cartum, e alimentada por diferenças religiosas (a maior parte da população do norte é muçulmana, enquanto a do sul é cristã), étnicas e ideológicas. O petróleo também é um motivo de disputa.

O nome da nova nação é uma incógnita. Pode ser Sudão do Sul, Novo Sudão ou Kush, nome de uma das primeiras civilizações da região sul do Rio Nilo, que se desenvolveu por volta de 1.500 a.C.


Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999