Xi Jinping

Presidente da China inicia novo mandato

00:00 · 21.03.2018

Pequim. Em seu 1º discurso após ser eleito para um segundo mandato, o presidente da China, Xi Jinping elogiou, ontem, a grandeza da nação chinesa e ressaltou que, "com seu espírito de invenção e criatividade, certamente criará novos milagres".

Em tom nacionalista, diante de 3 mil pessoas no encerramento da Assembleia Nacional Popular, a reunião política mais importante do ano, Xi, de 64 anos, afirmou que "hoje, mais que nunca, o povo chinês está perto de completar seu sonho".

Xi disse que a China lutou "batalhas sangrentas" contra invasores, em alusão aos ataques ocidentais do século XIX ou a ocupação japonesa da primeira metade do século XX, mas é hoje "uma grande nação, cujo orgulho é justificado" e que "avança apesar das dificuldades".

Ele afirmou que, apenas mantendo o socialismo com características chinesas, a nação poderá cumprir seus sonhos. Xi ressaltou que a China "nunca buscará a hegemonia ou se enrolará no expansionismo". "Somos parte de uma nova era, e para construí-la, se permanecermos unidos, nada pode nos impedir", disse.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.