Rainha Beatrix, da Holanda, abdica e entrega coroa a seu filho - Internacional - Diário do Nordeste

Rainha Beatrix, da Holanda, abdica e entrega coroa a seu filho

Folhapress | 18h45 | 28.01.2013

Folhapress

A rainha da Holanda, Beatrix, 75, anunciou nesta segunda-feira (28) que abdicará do trono e o entregará a seu filho, o príncipe Williem-Alexander no próximo dia 30 de abril. O anúncio foi feito em pronunciamento na televisão estatal holandesa.

Beatrix foi a sexta mulher a assumir a monarquia holandesa, em 1980, substituindo a mãe, a rainha Juliana, que reinou por 31 anos. A mãe da atual monarca renunciou aos 71 anos.

"É com a maior confiança que eu entrego o trono ao meu filho, Williem e sua mulher Maxime. Acho que estão preparados para assumir essa responsabilidade. Agradeço muito a vocês [holandeses] pela confiança que me deram nesses bonitos anos em que fui rainha".

O primeiro-ministro do país, Mark Rutte, disse que respeita, mas lamenta a decisão de Beatrix de abdicar. "Em breve, nos despediremos de uma rainha que está no centro da sociedade, nos momentos de alegria e dificuldade. Levou muito a sério seu mandato".

De acordo com as leis reais, a monarca voltará a ser chamada de princesa após a renúncia. Ainda não há informações sobre os motivos da renúncia de Beatrix, mas, nos últimos anos, ela sofreu duas experiências traumáticas.

A primeira foi em 2009, quando um homem atropelou um grupo de pessoas que a acompanhava em uma procissão. No ano passado, seu filho do meio, Johan Friso, foi soterrado em uma avalanche enquanto esquiava e está em coma desde então.

A renúncia dos reis e rainhas são comuns na dinastia Orange, que governa a Holanda, desde que a avó de Beatrix, Guilhermina, abdicou em 1948, aos 68 anos. Era conhecida por sua personalidade forte e ter dirigido o país durante as duas Guerras Mundiais.

Em 1980, foi a vez da filha de Guilhermina e mãe de Beatrix, Juliana, abdicar aos 71 anos, quando sofria danos em sua saúde mental. Desde então, Beatrix assumiu o governo com alta popularidade entre os holandeses. Ela era casada com o príncipe Claus, que morreu em 2002.

O novo príncipe, Williem, é casado com Máxima Zorreguieta, filha de Jorge Zorreguieta, ministro da Agricultura do ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla. O casamento do futuro rei quase não foi autorizado por causa do passado do pai da mulher.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999