colapso estrutural

Queda de ponte na Itália deixa ao menos 35 mortos

O acidente ocorreu numa estrada que liga a Itália à França, logo após uma repentina e violenta tempestade

O desabamento envolveu cerca de 20 veículos, incluindo carros e caminhões ( Foto: Andrea Leoni / AFP )
11:08 · 14.08.2018 / atualizado às 15:19 por Estadão Conteúdo

Autoridades italianas já confirmaram a morte de ao menos 35 pessoas e outros 14 feridos no desabamento de parte da estrutura da Ponte Morandi, em Gênova. Um trecho de aproximadamente 200 metros da ponte que passa pela rodovia A10, na Itália, caiu nesta terça-feira (14).

O acidente ocorreu numa estrada que liga a Itália à França, logo após uma repentina e violenta tempestade, e envolveu cerca de 30 veículos, incluindo carros e caminhões, de acordo com uma representante da brigada de bombeiros, que falou à emissora de TV estatal RAI. Ela disse que duas pessoas foram resgatadas com vida dos escombros e foram transportadas de helicóptero para um hospital da região.

De acordo com as primeiras informações da Defesa Civil local, um colapso estrutural teria provocado o desabamento da ponte. Chovia forte na manhã desta terça em Gênova e havia pontos de alagamento no momento do incidente. 

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, foi informado do acidente e acompanha o caso com seu gabinete. O presidente francês, Emmanuel Macron, ofereceu ajuda a Roma depois de conversar por telefone com o primeiro-ministro.

O vice-premiê e ministro do Interior, Matteo Salvini, disse que 200 bombeiros tentam resgatar as vítimas do desabamento. "Estamos acompanhando minuto a minuto a situação do desabamento da ponte em Gênova. Agradeço desde já aos 200 bombeiros - e todos os outros heróis - que estão trabalhando para salvar vidas", escreveu Salvini e sua conta no Twitter.

 Queda de ponte na Itália deixa ao menos 22 mortos 

Foto: Andrea Leoni / AFP

Um vídeo publicado no canal do YouTube do site do Repubblica mostra o momento em que uma parte da estrutura da ponte desabada. Assustado, o cinegrafista amador que capturou a cena grita: "meu Deus, meu Deus!"

A polícia da Itália também publicou em sua conta no Twitter uma série de fotos e vídeos que o momento em que parte da estrutura da Ponte Morandi.

Histórico

O viaduto Polcevera, também chamado de Ponte Morandi, atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerada uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria.

Projetado pelo engenheiro Riccardo Morandi, o viaduto foi construído entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizado e "Ponte do Brooklyn" pelas semelhanças com o famoso local em Nova York. O viaduto mede 1.182 metros.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.