Relações internacionais

Mísseis de longo alcance somem em desfile do 70º aniversário da Coreia do Norte

Além dos mísseis de longo alcance, também não houve, ao contrário de anos anteriores, testes nucleares para marcar a ocasião

15:37 · 09.09.2018 por Estadão Conteudo
Coreia do Norte
A Coreia do Norte realizou um desfile militar para comemorar seu 70º aniversário. ( Foto: ED JONES / AFP )

A Coreia do Norte realizou, neste domingo (9), um desfile militar para celebrar seu 70º aniversário -mas sem exibir os mísseis balísticos intercontinentais que lhe valeram inúmeras sanções internacionais.

Segundo as agências AFP e Reuters, os únicos mísseis avistados eram aqueles de curto alcance.

"A Coreia do Norte está cumprindo o acordo de Singapura e espera que os EUA tomem as medidas correspondentes para promover o processo de resolução política da questão península", disse à TV estatal chinesa.  

Kim Jong-un assistiu ao evento ao lado de um enviado especial da China, entre outros visitantes de fora do país.

Já era esperado para o evento que Kim Jong-un procurasse projetar uma imagem de um país que já montou um arsenal nuclear e agora volta suas atenções a desenvolver sua economia e cultivar suas relações internacionais.

LEIA MAIS

> Polícia britânica teme falta de alimentos e até remédios, se não houver acordo sobre Brexit 

> Governo Trump nega passaportes e cria limbo jurídico no país 

> Trump: 'caso deve ser investigado' 

Além dos mísseis de longo alcance, também não houve, ao contrário de anos anteriores, testes nucleares para marcar a ocasião.

Os desfiles militares são uma oportunidade para os observadores internacionais acompanharem os movimentos militares da Coreia do Norte.

Em junho deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram em Singapura uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península coreana.

EUA e Coreia do Norte, porém, têm tido dificuldades para chegar a um acordo detalhado sobre como realizar esse objetivo.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.