ESCÂNDALOS

Lasanha de cavalo, ovo falso e leite com ureia em 6 casos de fraude alimentícia

Alimentos falsificados receberam parafina, ureia e até resina e chegaram matar até 8 mil crianças, no século XIX, no Estados Unidos. Relembre casos.

14:39 · 19.03.2017 / atualizado às 09:40 · 20.03.2017

Antes das fraudes ligadas a 40 empresas na venda de carnes em péssimas condições de consumo no Brasil, outros países sofreram escândalos e estiveram envolvidos em casos de falsificação alimentícia, entre eles China e Estados Unidos. Vamos recordar.

ovo

O caso do ovo falso 

País: China
Ano: 2012
O que foi: os chineses aprenderam a falsificar um dos alimentos mais simples e básicos do cardápio mundial: o ovo. O fato foi descoberto em 2012, quando uma moradora da cidade de Luoyang comprou dois quilos de ovos. Na verdade, era uma mistura de produtos químicos, entre eles resina, amido, pigmentos e aromatizante artificial. A casca de ovo era feita com parafina derretida e gesso. À época, foram registrados 15 mil casos de violação das leis de segurança alimentar no país e a Universidade do Sul da China, que estudou os ovos falsos, constatou que o consumo poderia gerar danos neurológicos.

leite

Leite adulterado nos EUA, Índia e Brasil

País: EUA
Ano: 1850
O que foi: o primeiro caso é de 1850. Litros e mais litros de leite estragados eram vendidos misturados a ovos, farinha a açúcar para disfarçar o gosto e o mau cheiro. À época, em Nova York, cerca de 8 mil crianças teriam morrido em sete anos. O caso só foi descoberto em 1857.

País: Índia
Ano: 2012
O que foi: no segundo caso, uma inspeção na Índia encontrou centenas de galões de leite falsificado. O líquido era formado por água, ureia, soda cáustica, óleo de cozinha, detergente e leite em pó. 

País: Brasil
Ano: 2013
O que foi: por último, no Brasil, a operação “Leite Compensado” revelou que produtores de leite no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná adicionavam ureia com formol e água ao produto. A cada 100 litros de leite, eram acrescentados 10 litros de água e um litro de ureia. As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Do montante, estima-se que 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados à bebida.

Presunto falsificado

País: China
Ano: 2008
O que foi: copiando o processo de produção do famoso presunto espanhol, chineses falsificaram - só que usando carne de porco comum e curando por 1/3 do tempo necessário, e lançaram um concorrente ao jamón na Europa. 

cavalo

Carne de cavalo na lasanha e em hambúrguer

País: Reino Unido
Ano: 2013
O que foi: autoridades da Inglaterra revelaram que carne de cavalo era encontrada em produtos supostamente produzidos com carne bovina, entre eles lasanha e hambúrguer. Á época, uma das maiores redes de supermercados, a Tesco, vendia a marca francesa Comigel com 100% de carne de cavalo em um espaguete à bolonhesa congelado. Após uma grande investigação, identificaram que a fraude foi organizada no Reino Unido e usava a Holanda como base.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.