genética

Gêmeas com cor da pele diferente: 'Pensam que somos apenas melhores amigas'

As irmãs Millie e Marcia Biggs são gêmeas, mas uma é negra e a outra branca

13:15 · 21.03.2018 / atualizado às 13:20
Gêmeas com cor da pele diferente: 'Pensam que somos apenas melhores amigas'
As gêmeas bivitelinas com cor de pele diferentes estampam a capa da revista americana National Geographic ( Foto: Reprodução / National Geographic )

As irmãs Millie e Marcia Biggs, de 11 anos, seriam um par gêmeas como qualquer outro se não fosse pela cor da pele. Nascidas na Inglaterra, as meninas causam espanto quando se identificam como gêmeas, pois uma é negra e a outra branca.

Filhas de mãe inglesa e pai de origem jamaicana, as gêmeas bivitelinas estampam a capa da edição de abril da revista americana National Geographic, que traz como tema um debate sobre como a raça "nos define, nos separa e nos une".

Millie e Marcia dizem lidar naturalmente com a diferença de aparência entre elas. São as outras pessoas que estranham o contraste de seus tons de pele.

"Quando as pessoas nos veem, eles pensam que somos apenas melhores amigas", diz Marcia à publicação. "Quando descobrem que somos gêmeas, ficam meio chocadas porque uma negra e a outra, branca."

"Quando eram bebês, as pessoas olhavam para elas no carrinho e perguntavam: 'Mas são gêmeas?'", diz a mãe, Amanda Wanklin, à revista. Ao ouvir a confirmação, ela ouvia de volta: "Mas uma branca e outra é negra". Ao que Amanda respondia: "São os genes".

Genes

Apesar da peculariedade da cor da pele de Millie e Marcia, o nascimento de gêmeos com aparência física diferente não é raro. Em gestações de gêmeos bivitelinos, cada óvulo é fecundado por espermatozóides diferentes, o que pode fazer com que os bebês tenham características genéticas distintas, como a cor da pele.

A geneticista Alicia Martin diz à revista que cada traço herdado pelos gêmeos dependem de inúmeras variáveis, incluindo de onde são os antepassados dos pais e a complexa genética que define a cor da pele.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.