Sobre Acordo de Paz

'É muito bom para o mundo', diz Trump sobre encontro entre líderes das Coreias

As duas Coreias anunciaram nesta sexta que concordaram em retirar todas as armas nucleares da região

Segundo Trump, se não houver acordo entre as Coreias, os EUA irão abandonar as negociações ( Foto: Mandel Ngan / AFP )
15:49 · 27.04.2018 por Folhapress

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (27) que o encontro entre os líderes das Coreias do Sul e do Norte é "muito bom para o mundo", mas disse que os EUA não serão enganados por falsas promessas de desnuclearização pelo ditador norte-coreano Kim Jong-un.

"Eu não acho que ele [Kim] esteja brincando. Ele nunca foi tão longe, nunca houve tanto entusiasmo por um acordo", declarou o americano, ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, que faz uma visita à Casa Branca. "Mas os EUA não serão passados para trás."

> Após reunião histórica, Coreias se comprometem a selar acordo de paz

Segundo Trump, se não houver acordo, os EUA irão abandonar as negociações. "Com grande respeito, mas vamos deixar a sala e continuar em frente."

As duas Coreias anunciaram nesta sexta que concordaram em retirar todas as armas nucleares da região. A assinatura de um acordo de paz, porém, depende da chancela dos EUA e da China. Ambos os países participaram da Guerra da Coreia, na década de 1950, e precisam concordar com os termos de um novo tratado.

Para Trump, por muito tempo, os países fizeram acordos infrutíferos com a Coreia do Norte, que continuou a manter armas nucleares, a despeito de pactuar no sentido contrário."Nós fomos lindamente enganados; ninguém sabia o que estava acontecendo lá. Isso não vai mais acontecer conosco", declarou o americano.

Trump voltou a afirmar que irá se encontrar em breve com Kim Jong-un, em um local ainda a ser definido, e disse que está em contato com as duas Coreias sobre o tema, bem como com o presidente da China, Xi Jinping."Muitas coisas positivas estão acontecendo", afirmou o republicano.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.