Por Unanimidade

Congresso chinês reelege Xi Jinping como presidente do país

Xi Jinping comandará o país por mais 5 anos

Wang Qishan (vice) e Xi Jinping (presidente) ( Foto: Nicolas Asfouri / AFP )
14:31 · 17.03.2018 por Folhapress

O Congresso chinês reelegeu, neste sábado (17), Xi Jinping como presidente do país pelos próximos cinco anos. Wang Qishan, aliado do líder que comanda a campanha anticorrupção, foi apontado como vice.

As indicações da nova cúpula da ditadura chinesa acontecem quase uma semana após o órgão aprovar a mudança constitucional que põe fim ao limite de dois mandatos presidenciais, o que abriu a possibilidade de Xi se manter no cargo para além de 2022.

Aprovados pelos 2.970 membros da Casa, -Xi por unanimidade, Wang com um voto contra- os dois fizeram o juramento que dá início ao novo mandato.

A posição de presidente tem caráter principalmente simbólico e quem comanda de fato o país é o secretário-geral do Partido Comunista. Desde o início dos anos 1990, porém, a tradição é que a mesma pessoa ocupe os dois cargos, caso de Xi –ele foi reeleito para comandar a sigla em outubro.

O Congresso serviu para confirmar a posição de Xi como o mais importante líder do país desde Deng Xiaoping (1904-1997). A imprensa estatal chinesa tem afirmado que o fim do limite de reeleição não significa que Xi se manterá para sempre no poder; ele não disse quanto tempo pretende se manter no cargo.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.