Tensão cresce

Irã anuncia plano para enriquecer mais urânio

00:00 · 06.06.2018

Teerã. O Irã comunicou ontem a implementação de um plano para aumentar sua capacidade de enriquecimento de urânio, aumento a pressão sobre os europeus que procuram salvar o acordo nuclear iraniano.

Segundo o vice-presidente iraniano Ali Akbar Salehi, citado pela agência de notícias Fars, o Irã informou na segunda à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que vai aumentar a capacidade de enriquecimento de urânio com mais centrífugas.

"Uma carta foi enviada à OIEA sobre o começo de determinadas atividades", declarou Salehi. "Se as condições permitirem, pode ser que amanhã, em Natanz (centro), possamos declarar a abertura do centro de produção de novas centrífugas", completou Salehi, que preside a Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA).

"Isto não viola o acordo" de Viena sobre o programa nuclear iraniano que Teerã assinou com seis grandes potências em julho de 2015, garantiu o vice-presidente. No dia 8 de maio, o governo norte-americano anunciou a saída do acordo, também assinado por Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha. A produção centrífugas "não significa que vamos começar a colocá-las em atividade", explicou Salehi.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.