Al-Sissi é favorito

Egípcios vão às urnas escolher presidente

00:00 · 26.03.2018 / atualizado às 08:50

 

Cairo. Os egípcios vão às urnas a partir de hoje para eleger seu presidente, em eleições que tem como claro favorito o atual líder do país, Abdel Fatah al-Sissi, de 65, que se apresenta para um segundo mandato de quatro anos. Cerca de 60 milhões de eleitores, de um total de 100 milhões de habitantes do país mais populoso do mundo árabe, são esperados para votar nos dias 26, 27 e 28 de março.

Vão escolher entre o atual presidente e um grande desconhecido do cidadão comum, Musa Mustafa Musa, de 65. Um dos mais ferrenhos apoiadores do presidente, este último decidiu se candidatar apenas para evitar que Al-Sissi se apresentasse sozinho. "Musa Mostafa Musa tem poucas chances de alcançar um número significativo de votos (...) Muita gente sequer sabe que ele está se candidatando", afirmou o professor de Ciência Política Mustafa Kamal el-Sayed, da Universidade do Cairo.

Em entrevista à televisão esta semana, o presidente disse que, se não tem rivais "sérios" nessa eleição, não é culpa sua. "Teria gostado que tivessem se apresentado um, dois, ou dez dos melhores candidatos", declarou.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.