guerra civil

Ancara anuncia cúpula sobre crise na Síria

00:00 · 16.03.2018

Ancara. Os presidentes russo, iraniano e turco vão se reunir em Istambul no próximo dia 4 de abril para uma cúpula sobre a Síria, com o objetivo de analisar a situação da guerra civil, que entrou em seu oitavo ano.

Com o encontro, os líderes Vladimir Putin (Rússia), Hassan Rouhani (Irã) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia) pretendem dar continuidade às negociações iniciadas em novembro de 2017 na cúpula realizada na cidade russa de Sochi.

> Guerra na Síria: mais de 42 mil civis deixam Ghuta e Afrin

Os três tomaram a decisão de realizar uma nova cúpula em um acerto telefônico no dia 8 de fevereiro. Os três países desempenham um papel decisivo no conflito, iniciado em março de 2011, na onda da chamada Primavera Árabe, série de levantes populares contra regimes autoritários, apoiados pelo Ocidente.

A Rússia e o Irã tentam manter o ditador sírio Bashar al-Assad no poder. Já a Turquia, membro da Otan (aliança liderada pelos EUA) apoia a oposição e ataca os curdos no norte da Síria.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.