Especial publicitário

Visão sistêmica

Tecnologia da Informação

04:00 · 30.11.2017
Segundo Wagner Forte, consultor de produtos educacionais do Senac-CE, nós estamos em um ambiente onde a tecnologia faz parte de tudo, seja na vida familiar ou no trabalho.  Praticamente  todos os locais dependem de algum tipo de equipamento e/ ou sistema de Tecnologia da Informação e, para configurar e realizar manutenção neste equipamentos
(smartphones, tablets, notebooks, desktops, smart TVs etc), é necessário um profissional altamente especializado, com uma visão sistêmica de todas essas tecnologias.
“Esse profissional deverá ter conhecimento de desenvolvimento de sistemas desktop e web, montagem e manutenção de equipamentos de informática, instalação e configuração
de redes de computadores. 
Além de possuir conhecimentos em diversas áreas de TI, ele deve ter as habilidades como comunicação clara e objetiva, capacidade de ler e redigir documentos técnicos,  principalmente; saber trabalhar em equipe multi e interdisciplinar, além de negociar com pessoas em situações adversas e conflituosas”, afirma Wagner.
 
GESTÃO
Por outro lado, muitos especialistas defendem que o campo de atuação do profissional de Tecnologia da Informação é complexo, pois a TI não se restringe a equipamentos  (hardware), programas (software) e nem à comunicação de dados: abrange planejamento, desenvolvimento e, acima de tudo, gestão. Essa área está intimamente ligada aos resultados da empresa, produtividade e competitividade, pois os segmentos relacionados à Tecnologia da Informação são os seguintes: Programação, Segurança da informação,
Redes, Banco de Dados, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, infraestrutura e hardware, entre outros.
 
 
CA PACITA ÇÃO
Cursos que o Senac oferece na área de Tecnologia:
 
Administrador de Banco de Dados (200 h)
Profissional que planeja, implementa e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Administra servidores de banco de dados implantando políticas e normas de segurança para banco de dados. Documenta as etapas do processo e faz atendimento ao usuário.
 
Administrador de Redes (200 h)
Implanta, administra e documenta rotinas e projetos de rede, controlando os níveis de serviço de sistemas computacionais. Faz monitoramento de redes, configuração de switches e roteadores wi-fi, links de dados, servidores de e-mail, arquivos, aplicação, impressão e presta atendimento remoto a usuários. Controla incidentes e problemas no sistema de service desk, cria e mantém ambiente atualizado, inventariado e organizado. 
 
Instalador e Reparador de Redes de Computador (200 h)
Instala, configura e realiza o suporte de redes locais de computadores. Implementa estruturas e configura recursos de redes em sistemas operacionais clientes e servidores.
 
Montador e Reparador de Computadores (160 h)
Profissional que conhece os principais termos e conceitos da área de informática, tem domínio de eletrônica básica, opera ambiente de sistema operacional, identifica as ferramentas para manutenção de equipamentos de informática, executa corretamente a montagem e manutenção de computadores, assim como a manutenção preventiva
de notebooks. 
 
Programador de Sistemas (200 h)
Profissional do segmento de Informática que trabalha na implementação de soluções computacionais e realiza manutenção em sistemas já implementados utilizando as diversas tecnologias em desenvolvimento de software.
 
Programador Web (240 h)
Desenvolve, publica, testa e realiza a manutenção de aplicações web, estruturando e permitindo a conexão e o acesso a banco de dados por meio de linguagens de programação, seguindo padrões internacionais. Trabalha no desenvolvimento de sites institucionais, blogs, fóruns, lojas virtuais e diversos sistemas e aplicações voltados para internet e intranet,
conforme políticas de segurança da informação e com respeito à propriedade intelectual.
 
Técnico em Informática (1.200 h – oferta prevista para 2018)
Responsável pelo planejamento e pela execução dos processos de manutenção de computadores e pela operação de redes locais de computadores. Desenvolve aplicativos computacionais, adotando normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança do trabalho e preservação ambiental no desempenho de sua função. 
 
Técnico em Programação de Jogos Digitais (1.000 h – oferta prevista para 2018)
Realiza o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento. Realiza testes, manutenção e  melhorias no jogo digital, adotando normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança do trabalho e preservação ambiental no desempenho de sua função.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.