Especial publicitária

Salvando vidas

Socorristas

04:00 · 02.11.2017
O socorrista é uma profissão bastante demandada, em decorrência do aumento dos serviços de urgência móvel, tanto na rede pública como na rede privada. Esse profissional é a primeira pessoa que atenderá as vítimas de acidentes, e sua função é resgatá-las, prestar os primeiros socorros e facilitar o local do acidente para a chegada de outros 
profissionais de saúde. “É uma profissão muito prestigiada, por sua principal função, salvar vidas, e essa é minha maior realização”, declara Lindojonso Silva dos Santos, de 37 anos, que trabalha na Emergência Médica do Nordeste (EMN). 
A formação necessária do socorrista vai desde o curso superior a preparatórios e treinamentos de atendimento emergencial. Estes últimos são cursos de capacitação profissional em três níveis: básico, intermediário e avançado, com avaliações teóricas e práticas oferecidas pelo Corpo de Bombeiro e a Polícia Militar. 
Os cursos determinarão, de acordo com a função e os conhecimentos de cada socorrista, a sua  atuação no processo de resgate. O profissional pode ser auxiliar, técnico ou até motorista socorrista nos atendimentos de emergência. “Fiz o curso técnico de Atendimento Pré-hospitalar (APH) e o de Condutor de Veículo de Emergência, mas o aprendizado deve ser constante para quem quer atuar como socorrista, pois nos deparamos com todo tipo de ocorrência, desde a mais simples até as mais sérias”, alerta Lindojonso.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.