Especial publicitário

Oportunidades à vista

Capacitação

10:05 · 01.11.2017
A apenas dois meses das festas do fim de ano, é hora de pensar em cursos rápidos que possam ajudar na conquista de uma vaga temporária, principalmente nos segmentos que mais contratam no final do ano: comércio, serviço e indústria. Para Alcilane Mota, Coordenadora estadual do Banco de Oportunidades do Senac-CE, “não existe fórmula mágica, mas existem medidas práticas e possíveis que ajudam as pessoas a se inserir no mercado de trabalho e ir descobrindo o seu lugar ao Sol", observa.
Alcilane aponta que tem mais chances de se destacar aquele que chega e se apresenta com diferenciais, "como o domínio de ferramentas tecnológicas, saber operar sistemas e planilhas como as do Excel básico e avançado, falar um segundo idioma, desenvolver habilidades de atendimento, nível escolar ajustado ao perfil inicial de contratação para o cargo requerido, dentre outros, que compõem o perfil do profissional que as empresas buscam hoje”, alerta.
 
ATUALIZAÇÃO
A Coordenadora estadual do Banco de Oportunidades do Senac-CE entende que existe uma grande diferença entre estar desempregado e ser empregável. Muitas vezes, ao passar pelo desemprego, o trabalhador se esquece de fazer um balanço sobre a condição profissional na qual se encontra, o que o deixa constantemente desatualizado. “Sabemos que existem fatores externos de estímulo e fomento mercadológico que dependem de políticas governamentais, mas, além destes, também existe uma contrapartida,
que é individual", observa Alcilane Mota. "Nesse sentido, estar em dia com a escolaridade ou buscar colocá-la em dia, se profissionalizar por meio de cursos de qualificação  profissional inicial, técnico ou tecnológico, ajustados à área de atuação que se deseja atuar ou que já trabalha, atualizar-se e dominar a Tecnologia da Informação, dentre outros requisitos, favorecem o retorno mais rápido ao mercado de trabalho”, aconselha a gestora do Senac-CE.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.