Especial publicitário

O que é terapia holística ou integrativa?

Saiba mais

04:00 · 02.11.2017
No contexto internacional,  são comuns as denominações Medicina Vibracional, Medicina Energética, Medicina Integral, Medicina Complementar e Medicina Holística como sendo
a mesma coisa. Na verdade, o que diferencia estas abordagens daquilo que convencionamos chamar medicina convencional, ortodoxa ou cartesiana é o fato de elas acolherem o cliente em sua integralidade, reconhecendo, respeitando e valorizando seus aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. O profissional de abordagem holística
considera todas essas dimensões no processo de adoecimento e cura.
“Holístico” não é a terapia,  é a visão profissional. Na visão holística, não há fragmentação do indivíduo. Entende-se que, quando ele adoece, adoece inteiro, e não em partes.  Portanto,  não faz sentido tratá-lo  em partes. Você pode ter um profissional trabalhando com práticas holísticas, mas com uma visão totalmente cartesiana e vice-versa.
 
Fonte: Maria de Lourdes Paiva, criadora do primeiro curso de  pós-graduação em terapias integrativas e complementares do Nordeste, na Faculdade Ateneu, em Fortaleza.
 
Práticas Integrativas
. Fitoterapia
. Acupuntura/Auriculoterapia
. Homeopatia
. Medicina antroposófica
. Termalismo/crenoterapia
. Arteterapia
. Meditação
. Musicoterapia
. Naturopatia
. Osteopatia
. Quiropraxia
. Reiki
. Terapia Comunitária
. Dança circular
. Biodança
. Yoga
. Ayurveda
. Reflexoterapia
. Shantala

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.