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Muitos caminhos

Moda

04:00 · 07.12.2017
Amplas possibilidades de atuação e um mercado que não para de crescer no Estado. O setor da moda é crescente e promissor para quem busca oportunidades de trabalho nessa área, seja como empreendedor ou profissional contratado. Estilista, consultor de imagem, modelista, comprador de moda, vendedor, produtor de moda, fotógrafo de moda, gestor. Esses são apenas alguns caminhos que os profissionais podem seguir nesse ramo. Quem busca o curso de Design de Moda, por exemplo, pode acabar entrando com a expectativa de atuar com a parte de criação, mas se depara com um leque de possibilidades de atuação.
Uma opção que vem se destacando no setor da moda é a de modelagem. “Um bom modelista ganha muito bem e é fundamental dentro de uma empresa. Eu posso ter uma criação excelente, mas se não tiver uma boa modelagem, o trabalho cai por terra. O modelista tem se destacado muito”, avalia Ana Cláudia Farias, professora e Coordenadora
do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza
(Unifor).
Como observa, a função do modelista é tão importante para empresa que, em um cenário de redução de quadro de funcionários, dificilmente esse profissional é cortado. “É mais provável que o design de moda que trabalha com estilo saia do que o design de moda que trabalha com modelagem, porque ele é fundamental para o funcionamento de todo o processo”, reforça.
Como aponta a professora, a área de estamparia também vem atraindo muitos profissionais, “porque as empresas estão trabalhando muito mais com estamparia exclusiva, então dão oportunidade para quem gosta de trabalhar com essa área”, observa.
Outro campo promissor para os profissionais de design de moda é o marketing. “Normalmente, os donos de empresas estão preferindo os profissionais que terminaram design
de moda para trabalhar com o marketing, porque eles conseguem ter visão de todo o processo”, salienta Ana Cláudia Farias.
 
OCUPAÇÃO
Para Eveline Costa, consultora de produtos educacionais do Senac-CE, outra ocupação que se destaca no setor de moda é a do comprador de moda. Ele é responsável por comprar os produtos de acordo com o estilo da marca. “Eu ainda amplio sua atuação para negócios menores, seja comércio ou indústria da confecção, considerando que entender sobre perfil do cliente, consumo, tendências, tecidos e costura, entre outros temas, é fundamental para realizar as compras corretamente e ter sucesso no seu negócio”, afirma.
O vendedor de moda também é outro profissional da cadeia produtiva bastante buscado no mercado e que requer uma qualificação específica, avalia Eveline Costa. “É  importante entender de temas específicos de moda, como tendências, análise de cores, comportamento do consumidor, além de todas as práticas e ferramentas de bom atendimento”, diz. 
Uma área que aponta crescimento para os profissionais formados em Design de Moda é a acadêmica. “A área acadêmica é um segmento que vem crescendo, porque tem aumentado a quantidade de cursos de Design de Moda”, afirma Ana Cláudia Farias.
 
PARA SE DESTACAR
Diante de tantas possibilidades, o profissional precisa saber identificar a oportunidade certa para o seu perfil. “Quando o profissional descobre o que gosta, as oportunidades são identificadas, até no momento difícil como o que o país atravessa. Abrem-se milhares de possibilidades, mas, para o sucesso, é fundamental saber o que se quer, buscar conhecimento e ter atitude”, orienta Eveline Costa. 
Para a professora Ana Cláudia Farias, o aluno deve aproveitar cada chance de experimentar as mais diversas áreas do setor. “Não tenha preconceito contra nenhum tipo de
trabalho, porque você vai descobrindo as possibilidades que cada setor pode dar”, aconselha. “Por exemplo, moda praia e íntima eu nem achava que seriam meu forte, mas eu também nunca me neguei a trabalhar com nenhuma delas e não sabia que seriam áreas que me encantariam tanto. A dica é trabalhar em todas as áreas, ver como cada uma funciona para ter possibilidade maior de escolha”, reforça Ana Cláudia Farias. 
 
SAIBA MAIS
 
Oportunidades de atuação
 
Área: Imagem de Moda
Foca no visual e na mensagem que as pessoas querem transmitir a partir do que vestem. Profissões: Consultor de Imagem, Personal Stylist, Stylist, Visagista.
 
Área: Desenvolvimento de Produto/Coleção
Estuda tendências, cores, perfil da marca e estação para a criação da coleção. Profissões: Designer de Moda/Estilista, Assistente de Estilo ou Assistente de Estilista, Modelista, Piloteira, Modelo de Prova.
 
Área: Planejamento, Programação e Controle da Produção (PCP)
Desenvolve o produto em larga escala para ir ao ponto de venda. Profissões: Compradora de Moda, Assistente de Compras, Assistente de PCP, Gerente de Produção.
 
Área: Negócios de Moda
Atua como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda. Profissões: Marketing de Moda, Gerente de Marketing de Moda, Vitrinista, Visual Merchandiser, Supervisor de Lojas.
 
Área: Produção de Moda
Produção de desfiles, catálogos, editoriais de revistas e campanhas publicitárias. Profissões: Fotógrafo, Assistente de Produção de Moda, Produtor de Moda, Figurinista, Produtor de Desfile, Jornalista de Moda.
 
Área: Acadêmica de Moda
Atua em cursos técnicos, superiores e cursos livres. Profissões: Professor, Coordenador de Curso de Moda.

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