Especial publicitário

Em todo lugar

Logística

10:19 · 01.11.2017 / atualizado às 10:20
A Logística é a atividade que aproxima todos os elos de cadeia produtiva de qualquer produto ou serviço. De maneira geral, o profissional dessa área realiza diversas atividades 
relacionadas a recebimento, armazenamento, movimentação, separação, distribuição, roteirização, entrega e logística reversa para diversos segmentos. “Em especial no Estado do Ceará, onde temos, além do modal rodoviário e ferroviário, a grande expansão de mercado nos modais aquaviário (Portos do Pecém e do Mucuripe) e aeroviário, com
a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins pelo prazo de 30 anos à multinacional alemã Fraport AG”, ressalta o professor Giovani Nogueira de Lima, Coordenador 
do curso de Logística da Faculdade CDL.
São vários os segmentos e muitas as funções que o profissional de Logística pode exercer, tanto em nível gerencial como na gestão logística (veja box). Ele também pode atuar em funções operacionais, como a de motorista, empilhador, separador etc. Além disso, a gestão logística estratégica abrange a área de negociação nacional e internacional. 
Para quem almeja essa função, o professor Giovani Nogueira aconselha: “É essencial a capacitação acadêmica e técnica. Mas pode se optar por cursos tecnológicos de apenas dois anos e meio", informa. "Para quem já atua com logística, é necessário procurar se reciclar, seja com uma graduação ou pós-graduação. Para quem pretende entrar no segmento, é essencial ingressar em um curso de graduação em Logística. Conhecemos pessoas que largaram seus empregos e resolveram apostar na graduação tecnológica de 2,5 anos, e antes de um ano, já estavam trabalhando na área. Observe: sem experiência anterior”, comenta.
 
INSTITUIÇÕES
Além da Faculdade CDL, cujo curso também tem duração de 2,5 anos, quem pretende se graduar ou capacitar em Logística no Ceará pode procurar uma dessas instituições de ensino: FATECI, FGF, FGN, FACPED, Faculdade Ateneu, Faculdade Maurício de Nassau, Farias Brito, UNIFRAN, FAEL, UNIASSELVI e POTIGUAR.
A Faculdade Estácio possui MBA em Logística Empresarial. Já a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), oferta o MBA em Gestão de Suprimentos.
 
 
FUNÇÕES
O profissional de logística pode atuar nas seguintes frentes:
 
. Administração da Produção e Operações;
. Armazenagem;
. Cadastro de Produtos;
. Direito Empresarial;
. E-commerce;
. Embalagem;
. Estoque;
. Expedição;
. Gestão de CD (Centro de Distribuição);
. Gestão de custos;
. Gestão de Pessoas;
. Gestão de Qualidade;
. Importação e Exportação;
. Logística Reversa;
. Movimentação de insumos e mercadorias;
. Negociação;
. Orçamento e Compras;
. Planejamento e Controle da Produção;
. Processamento de Pedidos;
. Redução de custos na cadeia de suprimentos;
. Transporte.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.