Especial publicitário

Demanda crescente

Técnicos em Saúde

04:00 · 02.11.2017
Na área de saúde, os profissionais com formação em cursos técnicos buscam suprir parte da demanda por mão de obra qualificada e certificada. Dentre esses profissionais estão 
o técnico de enfermagem, o técnico em laboratório, o técnico em farmácia, o técnico em radiologia, o técnico em higiene dental ou saúde bucal e o técnico em nutrição e dietética. “As funções são específicas para cada área, sendo o técnico de enfermagem o que acumula maior número de funções, pois pode ser demandado para ser instrumentador
cirúrgico, intensivista, socorrista e assistente de enfermagem”, descreve Messias Carlos, Diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos  de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde Ceará). 
Esses profissionais podem atuar em qualquer unidade de saúde, seja ela pública, particular ou filantrópica. Podem ser hospitais, postos de saúde, clínicas, policlínicas, Hemoces, centro de especialidades odontológicas (CEOs), serviços de urgência e emergência, serviços pré-hospitalares, clínicas especializadas de saúde etc. E segundo o Diretor do Sindsaúde, para quem busca uma qualificação nessa área, “hoje, é crescente o número de escolas que formam profissionais técnicos da área da saúde. Na educação pública, temos algumas escolas que oferecem curso técnico em substituição ao Ensino Médio, como é o caso da Escola Técnica Adauto Bezerra e a Escola Estadual Castelo Branco. Há muita oferta também de cursos particulares, como Iasocial, Escola São Camilo, Grau Técnico e Senac”, explica Messias Carlos. 
 
MÃO DE OBRA
O Diretor do Sindsaúde Ceará revela que o técnico de enfermagem continua sendo a profissão mais demandada entre os técnicos da área da saúde, já que eles correspondem
por até 80% da mão de obra em unidades de saúde, como hospitais. Também há uma grande busca por formação para técnicos operadores de equipamentos de última geração, como tomógrafos e aparelhos de ressonância, que têm salários maiores.  
Outra função que tem se destacado entre os técnicos/auxiliares de enfermagem é a de cuidador de idosos. Com a população vivendo mais, aumenta a demanda por cuidadores
capacitados. Muitos profissionais estão se qualificando nessa área, assegurando melhores remunerações. Alguns cumprem jornada em  empregos fixos e complementam a renda com o atendimento personalizado de idosos. 
 
QUALIFICAÇÃO
Cursos que o Senac-CE oferece:
 
Técnico em Enfermagem
Carga horária: 1.800h/aula
Duração: aproximadamente 30 meses (aulas de segunda à quinta) 
Presta assistência a indivíduos e grupos, atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúdedoença, nos diferentes graus de complexidade do ambiente e da gravidade do usuário. Atua em hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços e programas de saúde pública, unidades de pronto atendimento, consultórios, centros de educação infantil, escolas, instituições de longa permanência (ILP), além de realizar atendimentos home care e pré-hospitalares. 
Unidades: Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro 
 
Técnico em Saúde Bucal
Carga horária: 1.800h/aula
Duração: aproximadamente 30 meses (aulas de segunda à quinta)
Realiza ações preventivas e assistenciais de caráter individual e coletivo, visando promover, proteger e recuperar a saúde bucal da população. Atua em estabelecimentos públicos  ou privados, adotando as normas para controle de infecção e preservação ambiental, sob supervisão do cirurgião-dentista.
Unidades: Fortaleza e Iguatu
 
Técnico em Estética
Carga horária:1.200h/aula
Duração: aproximadamente 18 meses (aulas de segunda à quinta)
Faz avaliação do cliente, indica e realiza procedimentos de estética, orientando acerca dos cuidados específicos com a estética facial e corporal. Atua em organizações privadas, do terceiro setor, em seu próprio negócio e presta serviços domiciliares, em salões e institutos de beleza, spas, hotéis, indústrias cosméticas, etc.
Unidades: Fortaleza, Iguatu e Juazeiro do Norte
 
Técnico em Ótica
Carga horária: 1.200h/aula
Duração: aproximadamente 18 meses (aulas de segunda à quinta)
Realiza o aviamento da prescrição óptica, a venda de produtos e serviços ópticos, a confecção dos óculos, a adaptação de lentes de contato e a elaboração de laudos técnicos de lentes oftálmicas, armações, óculos e lentes de contato. É o responsável técnico pelas lojas ópticas, centro de adaptações de lentes de contato e laboratórios de surfaçagem e montagem. Pode também atuar como consultor óptico, representante comercial de equipamentos, armações, lentes oftálmicas e de contato, bem como na implantação de ações de gestão no segmento  óptico. Também pode atuar em em estabelecimentos de comercialização e distribuição especializados em produtos ópticos. 
Unidades: Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte
 
Técnico em Podologia
Carga horária: 1.200h/aula
Duração: aproximadamente 18 meses (aulas de segunda a quinta)
Realiza ações de promoção da saúde e prevenção das podopatias. Identifica lesões externas dos pés e faz procedimentos em diferentes tipos de afecções, em conformidade com as normas e legislações vigentes. Atua em gabinetes de podologia, clínicas médicas e estéticas, clubes esportivos e sociais, academias, SPAs, institutos de beleza, home care, hospitais etc. Pode ser autônomo, prestador de serviços ou empregado em  estabelecimentos públicos, privados ou do terceiro setor.
Unidade: Fortaleza

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.