ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Tecnologia de sucesso

InovaConstruir, promovido pelo Sinduscon-CE, nos dias 7 e 8 de novembro, apresentará casos de inovação na Construção Civil

04:30 · 03.11.2017

Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, Fortaleza sediará a segunda edição do InovaConstruir. O evento é promovido pelo Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) e objetiva a disseminação de boas práticas e o desenvolvimento tecnológico do setor. “Esperamos estimular os construtores brasileiros a buscarem novos métodos construtivos e também fazer com que a inovação paute a agenda da indústria da construção”, enfatiza André Montenegro de Holanda, Presidente do Sindicato.

Para isso, o InovaConstruir 2017 vai apresentar novos métodos construtivos e tecnologias aplicadas atualmente no setor, por meio da exposição de casos de sucesso. Pesquisadores nacionais e internacionais irão apresentar as inovações que têm desenvolvido e que pretendem mudar a forma de se construir.

Dessa maneira, o maior evento técnico da Construção Civil no Nordeste pretende promover o intercâmbio de ideias e de estratégias de aplicação aos cerca de 800 participantes esperados, que incluem empresários, engenheiros, arquitetos, investidores, estudantes e outros profissionais da área.

Além da vasta programação, os participantes contarão com coffee break e almoço para os dois dias do evento, que acontecerá no La Maison Dunas (Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Papicu). O patrocínio é da Amanco, do Banco do Nordeste, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Sistema FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará). É possível se inscrever pelo site ww.inovaconstruirexperience.com.br.

PROGRAMAÇÃO

A segunda edição do InovaConstruir terá cerca de 15 palestrantes. A grande atração é o case da empresa chinesa WinSun, reconhecida no mercado da construção de casas com peças impressas em 3D. A companhia acumula feitos, como a produção de 10 casas de 200m² em 24h, uma mansão de 1.100m² com uma impressora de 7 metros de altura e o primeiro escritório do mundo construído (em 610m²) apenas com impressão em 3D, localizado em Dubai.

Ministrada pelo chinês Ma Yihe, a palestra máster (“WinSun – Técnica de impressão 3D que imprime casas em tamanho real) vai abordar o uso de impressão 3D na construção. Essa tecnologia pode eliminar o desperdício de materiais nos canteiros de obra, pode diminuir o tempo da construção – pois as impressoras são instaladas no lugar da obra – e pode fazer com que o custo seja dez
vezes menor.

Entre os outros palestrantes confirmados estão Benedito Abbud (SP), que falará sobre inovação nos projetos de paisagismo; Dilnei Bittencourt (SC) com o case Pedra Branca, um exemplo real de urbanismo sustentável na região da Grande Florianópolis, e Rodrigo Schneider (SP), da Loox VR, que falará de seu case de realidade virtual em empreendimentos imobiliários.
Outros temas a serem debatidos no encontro são: “Sistemas construtivos em aço: estudos de casos e viabilidade dos empreendimentos”, “BS DESIGN: inovação em edifício multiserviços, primeiro edifício A+ de Fortaleza”, “A tecnologia de Vigas Superjumbo em arranha céus”; “Sistema Tecverde em empreendimentos de habitação social construídos com tecnologia pré-fabricada em Light Wood Framing”, “Órion Business e Health Complex – o desafio de conceber e construir o primeiro e mais alto complexo integrado de negócios e saúde em sua categoria no Brasil”, entre outros.

CENÁRIO

Com um mercado cada vez mais competitivo, a busca por novas tecnologias tem sido fundamental para as empresas da Construção Civil. Se comparada a outros segmentos, a indústria da construção ainda deu pouco espaço para a tecnologia, que se mostra cada vez mais promissora, apontam os estudiosos. Isso significa que há ainda grande potencial de avanço a ser explorado.

André Montenegro de Holanda destaca que as inovações tecnológicas podem influenciar o setor. “A tecnologia auxilia na prestação dos serviços e garante maior competitividade. Além disso, pode ser considerada diferencial para conquistar a confiança de um novo cliente”. Ela contribui, ainda, para o aumento da produtividade, a diminuição dos impactos ambientais e a redução de custos e tempo, induzindo ao desenvolvimento econômico e social do país. André Montenegro lembra que a inovação passa por sistemas construtivos, e pela gestão da capacitação da mão de obra, sendo possível inovar em diversos âmbitos.

 

 Serviço: 

InovaConstruir
. 7 e 8 de novembro
. La Maison Dunas (Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555 –
Papicu, Fortaleza)
. Programação e inscrições:
www.inovaconstruirexperience.com.br

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.