ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Cidade do futuro

A primeira fase da Cidade Cauype, com obras inauguradas no último sábado (dia 3), será entregue em dezembro. O loteamento traz o conceito de cidade planejada para a região do Pecém

04:30 · 09.02.2018

Lançado no fim de 2016, o empreendimento Cidade Cauype se localiza na Fazenda Coité, em Caucaia, a apenas 30km do Centro de Fortaleza e a 10km do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O loteamento com área de 4.376.221 m² foi projetado pelo renomado urbanista brasileiro Jaime Lerner para uma população de 32 mil pessoas.

No último sábado (3), a Luciano Cavalcante Imóveis, responsável pela comercialização do empreendimento, marcou a inauguração das obras na primeira etapa da Cidade Cauype com uma feijoada para proprietários e convidados. Entre os presentes estava Gentil Linhares, Diretor da Terpa Construções, construtora à frente das obras. “Em termos de infraestrutura, é do que tem de melhor no mercado. Estamos fazendo a parte de água e esgoto, uma estação de tratamento, a pavimentação, a parte elétrica. Quem comprar um lote não vai ter problema de infraestrutura”, garante.

Segundo o engenheiro civil Luciano Cavalcante Filho, gestor da Luciano Cavalcante Imóveis, a primeira etapa da Cidade Cauype deve ser entregue em dezembro. Ela terá áreas residenciais (casas e apartamentos), universidade, colégio e hospital. “Serão 33 mil m² para um shopping, 7.000 m² para um posto de gasolina. Já temos 50% vendido”, afirma.

Ele explica que a maioria dos loteamentos da região não tem esgotamento sanitário, e que isso equivale a quase 50% do custo do investimento. “Estamos investindo R$ 20 milhões na infraestrutura. Desse valor, R$ 8 milhões são para esgotamento sanitário. É um projeto ecológico, uma cidade planejada. Vamos fazer uma cidade para ficar para os nossos filhos, para os nossos netos”, descreve Luciano Cavalcante Filho. “Neste momento, 30% do total da parte de água já foi concluída, 30% do material da parte de esgoto já chegou da rede e a parte de drenagem teve início nesta semana”, informa Gentil Linhares.

PRATICIDADE

A Cidade Cauype traz o conceito de cidade planejada, “para as pessoas morarem, trabalharem e se divertirem no mesmo local, está em moda no mundo todo. Você não pode mais perder tempo se deslocando”, defende Luciano Cavalcante Filho. Ele conta que o CIPP gerou mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, “e essas pessoas todos os dias percorrem 1h30 de Fortaleza para cá e 1h30 para retornar a Fortaleza”, comenta.

Dessa forma, a proposta do loteamento é que seus habitantes não precisem de carro, fazendo os deslocamentos a pé ou de bicicleta. Para isso, o projeto assinado pelos escritórios Jaime Lerner Arquitetos Associados, MDB Arquitetura e NeoUrbix prevê a criação de uma malha que se adapte ao lugar, fazendo do verde um protagonista.
Apenas 34% do terreno será comercializado e será criado o Parque Ecológico Cidade Cauype, zona de Mata Atlântica de 41 hectares. “As pessoas vão morar bem e próximo à natureza. Temos 2 km de lago e essa área verde. É um plus do projeto, que valoriza a natureza”, observa Luciano Cavalcante Filho.

Distâncias

Da Cidade Cauype para:

. Porto do Pecém: 6 minutos
. Praia do Cumbuco: 10 minutos
. São Gonçalo do Amarante (Centro): 10 minutos
. Caucaia (Centro): 20 minutos
. Fortaleza: 30 minutos
. Aeroporto Internacional Pinto Martins: 40 minutos
. Maracanaú: 50 minutos

 

Foto: LC Moreira

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.