ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Olhar criterioso

10:35 · 04.06.2018

Juliana Atem é arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal do Ceará e sócia do escritório Fernandes Atem Arquitetos desde 1998. De acordo com a profissional, sua produção é orientada conforme o compromisso com o edificar criterioso e racional, tanto do ponto de vista formal quanto construtivo. Com ênfase na arquitetura e nos interiores residenciais e comerciais em várias escalas, procura, em cada projeto, afirmar os valores de racionalidade, simplicidade, funcionalidade e brasilidade.

www.fernandesatem.com.br
Facebook: fernandesatem
Instagram: @fernandesatemarquitetos

Sala de estar

Estar


Para esta sala de estar e TV, optamos pela marcenaria sob medida, em laca preta brilhante, contrastando com o painel de pastilhas de madeira natural. O móvel, projetado a partir da demanda do cliente, abriga todos os equipamentos de som e vídeo, bem como objetos de decoração. O mobiliário solto (sofá, poltronas e mesas de apoio), conversa com os materiais citados, escolhidos pensando na praticidade e no conforto que o ambiente pede.

Hall

Hall


Para um espaço com pequenas dimensões e uso de pouca permanência, optamos por utilizar um revestimento “protagonista”: placas cimentícias com relevo, destacadas por iluminação indireta, embutida no detalhe do forro. Para compor, mobiliário brasileiro (banco mocho) e portas em madeira natural.

Sala de jantar

Jantar


Espaço integrado à cozinha gourmet, para receber a família (numerosa) e os amigos. A mesa (300x120), com os pés na extremidade, é adequada para 10 cadeiras confortavelmente. Para iluminar toda a superfície de refeição com eficiência, instalamos dois pendentes de iluminação difusa (um já era do acervo da família) e para iluminação decorativa (painéis) optamos por modelos direcionáveis com lâmpada dicroica.

 

Suíte casal

Casal


Quarto de casal com decoração sóbria e mobília de desenho simples e atemporal. Tem apoios laterais com propostas diferentes para facilitar a circulação para closet e banheiro. De um lado, criado mudo com gavetas feito sob medida em laminado de madeira e do outro, dupla de mesas laterais associadas ao painel e ao pendente (iluminação de destaque). A cabeceira estofada em couro sintético segue a paleta de cores predominante.

 

Lavabo

Lavabo


Projeto feito com o uso de apenas três materiais: porcelanato neutro no piso (o mesmo do restante da casa), espelho cristal ao fundo e mármore travertino romano. Este, em duas apresentações. Na bancada com cuba esculpida está a versão polida do material, e nas paredes em forma de filetes está a versão rústica do mármore. Ambas receberam uma camada de resina para proteger a superfície e garantir uma fácil manutenção. A iluminação indireta (embutida no forro) banha as paredes de luz, enaltecendo a beleza do revestimento.

 

Quarto da filha

Quarto Jovem


Quarto pensado para acolher uma jovem universitária e todos os sonhos característicos da sua idade. A cama (casa padrão) ocupa o centro do ambiente e é ladeada por mobiliário de apoio assimétrico (mesa lateral e criado). A decoração é livre e permite explorar cores vivas em alguns objetos cheios de significado, como o criado antigo pintado de amarelo, as luminárias trazidas de viagem e os quadros pintados pelos amigos. A bancada extensa tem múltipla função: abriga os momentos de estudo e também de produção (artes e maquiagem).

 

Local de estudo

Estudo


Esta é uma ótima alternativa para aquele pequeno espaço no coração da casa, na circulação para os quartos, para o qual às vezes não encontramos destino: área de estudo ou trabalho comum para todos os usuários da casa. Bancada (com iluminação adequada), armários fechados, nichos para livros e objetos - tudo que um pequeno home office deve ter. Além de democratizar o espaço, ainda ajuda na solução do layout dos quartos, pois retira esta demanda do programa de necessidades desses ambientes.

 

Quarto de hóspedes

Quarto de hóspede


Quarto pensado para abrigar hóspedes familiares e amigos. Tem duas camas de solteiro padrão, além de uma bicama articulada que traz o conforto de um hotel. A cabeceira estofada foi revestida com tecido de algodão visando o máximo conforto. O mobiliário fixo tem tom neutro (laca cinza grafite) e o toque descontraído da decoração fica por conta da poltrona em veludo vermelho coral, do papel de parede geométrico e das luminárias pendentes.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.