ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Escuta e sensibilidade para traduzir as ideias dos clientes

15:13 · 13.04.2018

Raquel Morano é arquiteta e urbanista pós-graduada em Projeto Bioclimático e Sustentável pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente, cursa mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC) e trabalha com criação na arquitetura e no design gráfico. Para a profissional, a casa, a cidade e as construções são histórias, memórias e lembranças que precisam ser traduzidas, passadas e contadas de geração para geração. Para fazer isso, Raquel se utiliza bastante da escuta e da sensibilidade. Estímulos sensoriais também são característicos dos desenhos dela, cheios de cores.

Apartamento Beira Mar

Varanda Beira Mar

O espaço foi projetado para trazer conforto, recordar viagens, lembrar da família e dos amigos por meio de objetos simbólicos e afetivos. Pensado para receber com alegria e conforto, o hall se apresenta com cores e arte escolhidos para chamar atenção de quem chega ao ambiente. Os visitantes são recebidos com um abraço caloroso da mandala pôr do Sol, cuja arte também foi feita por Raquel Morano. Plantas, mobiliário aconchegante e uma rede para olhar para o mar e perder a vista no fim de tarde compõem o ambiente relaxante e amistoso.

 

Apartamento projetado para a mulher solteira

Apartamento Mulher Solteira

Projetadas para receber com afeto, a cozinha e a sala se integram e são interligadas por uma intervenção artística – feita por Raquel Morano – em uma de suas paredes. Com a intenção de colorir o ambiente através do mobiliário, o painel da televisão, a parede e o gesso são brancos para se poder ousar no colorido das peças decorativas, tornando a casa divertida e aconchegante. Quem entra aqui é acolhido pelas cores e pelo carinho em cada detalhe.

Apartamento de homem solteiro

apartamento homem solteiro

Apartamento solteiro

Neste projeto, a arquiteta não podia quebrar nada, nem trocar o piso, nem revestir as paredes com madeira. Decidiu, então, salientar as imperfeições do ambiente, ao invés de escondê-las, começando pela viga aparente, que foi pintada de amarelo. O azul mais claro das portas acalma e harmoniza a vida do ambiente e de quem passa ali. As plantas fazem a diferença neste projeto, composto por varanda, sala e sala de jantar. Ilustração na parede por Raquel Morano.

Apartamento de uma senhora

Apartamento de uma senhora

O desafio neste apartamento era não mexer na estrutura e tornar o ambiente harmônico utilizando muitos objetos que a dona já tinha. O espaço ganha leveza com o painel de TV desconstruído, a jardineira projetada especialmente para o ambiente, muitas plantinhas, reforma do sofá e peças coloridas.

Quarto do casal

Quarto casal

Quarto projetado de uma forma simples, leve e com baixo custo. A pintura na parede imitando ladrilhos foi o que mais se destacou no quarto, pois trouxe, de uma forma simples, sofisticação e alegria para o jovem casal e sua gatinha. Além disso, o guarda-roupa com a porta de espelho trouxe amplitude ao ambiente e aumentou o espaço da pintura, feita por Raquel Morano e Marina Rolim.

Quarto do bebê

Quarto do bebê

O quarto pensado para o bebê crescer nele, com conceito mais moderno, fugindo do tradicional e das cores pastéis. Assim, a decoração é delicada e moderna ao mesmo tempo. A pintura na parede, feita por Raquel Morano e Marina Rolim, traz aconchego e diverte o ambiente, que possui cores mais neutras. 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.