ESPECIAL PUBLICITÁRIO

A rua sabe o meu nome

04:30 · 24.08.2018

Natural de São Luís do Maranhão, Eduardo Inke é graduando em design gráfico/produto pela Universidade Federal do Maranhão. Ativo no graffiti desde 2003, com trabalhos realizados em diversas cidades do Brasil e em locais como Alemanha, França, Colômbia e Reino Unido, o profissional busca inspiração na complexidade das relações interpessoais e em detalhes do cotidiano. Ele adiciona “vibração visual” ao trabalho tendo como elemento comum a estampa de chita, tecido tradicionalmente usado no Nordeste. Eduardo já teve trabalho nos muros da escola fortalezense Porto Iracema das Artes por ocasião da primeira edição do Festival do Concreto.

Designer & Graffiteiro
www.eduardoinke.com
Facebook: eduardoinke
Instagram: einke

Rendeira

Rendeira - evento de graffiti Surfest


A inspiração para essa obra veio do trabalho manual desenvolvido pelas rendeiras de Raposo, na Região Metropolitana de São Luís, onde o designer realizou vasta pesquisa. Além disso, o uso forte de luz e sombra remete à questão do divino. Levar um pouco da própria cultura para outra cultura é a ideia de Eduardo Inke em viagens, como nesta em que foi convidado para o evento Graffiti Surfest, em Bogotá (Colômbia), neste ano.

Caranguejo silencioso

Caranguejo silencioso

Para Eduardo Inke, alguns estrangeiros têm pouco conhecimento a respeito do Brasil, costumeiramente associado ao Rio, a São Paulo, a Salvador e ao Carnaval. Quando foi convidado para o Graffiti UpFest, em Bristol (Reino Unido), em 2017, ele decidiu harmonizar um caranguejo se movimentando no mangue com a chita floral para despertar curiosidade nas pessoas, realizando, mais uma vez, um trabalho voltado ao lado artístico e cultural do Maranhão.

Sonho de criança

Sonho de Criança


A convite da Secretaria de Infraestrutura de São Luís, o graffiteiro e o coletivo Efeito Colateral deram uma cara bem jovem ao Ginásio Costa Rodrigues, um dos mais antigos da capital maranhense, para sua reinauguração. O trabalho fala do esporte pelos olhos de uma criança que quer se tornar atleta profissional, mostrando as dificuldades enfrentadas no nosso país para se viver de esporte.

Sorveteria Windy

trabalho comissionado para a Soverteria Windy

trabalho comissionado para a Soverteria Windy - São Luis-Maranhão


Mais leveza ao ambiente foi o pedido para esse estabelecimento. Num dos trabalhos, aproveitou-se um dos cantos da sorveteria localizada em São Luís. No outro, a árvore feita com caneta posca como se fosse de renda numa superfície plana e de fundo escuro dá leveza, ao mesmo tempo que simboliza a prosperidade, o fruto e a expansão. A renda, característica do trabalho de Eduardo Inke, envolve as mais diversas expressões que há em seu estado.

Veneto Club

Veneto Club

Tradicional bar de rock da capital maranhense, o Veneto Club já tem várias paredes decoradas por Eduardo Inke, fruto de parceria antiga entre ambos. Esse coração, feito no ano passado, representa o amor que as pessoas têm pelo bar: à frente, um tecido se rasgando que viria escrito Veneto; atrás, as duas guitarras remetendo à música e ao rock típicos do estabelecimento.

Girassol

Girassol


O profissional percebeu representação visual muito forte da mulher branca no contexto artístico, mas pouco da mulher negra, principalmente no graffiti. Por isso, esse trabalho autoral de exploração artística feito na rua, em São Luís, reúne flores e mulheres negras em diversas poses, privilegiando a expressão facial. Girassol é o primeiro trabalho da série Flores.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.