recursos humanos

Razões para não se candidatar a um emprego

Está desempregado e tem tentado todas as vagas que aparecem na sua frente? Veja dicas da Universia

00:00 · 28.07.2018 / atualizado às 00:18

Estar sem emprego é uma situação bastante delicada. Pessoas nessa situação tendem a se candidatar para qualquer vaga que aparece, mas nem sempre essa é a escolha certa.

É claro que você não está na posição de escolha, mas se oferecendo para as oportunidades certas suas chances aumentam.

Confira uma lista com sete bons motivos para não se candidatar a uma vaga de emprego.

1. Há algo duvidoso

Já ouviu dizer que "quando a esmola é demais o santo desconfia"? A regra se aplica aqui. Ao se candidatar para uma vaga de emprego, verifique tudo que a empresa oferece.

Às vezes as oportunidades podem ser boas, mas se elas forem excessivamente generosas algo pode estar errado. Lembre-se de que ninguém recebe só benefícios, mas também tem obrigações. Se isso não está claro, verifique novamente a vaga.

2. Você está desesperado

Não importa que a sua busca por um emprego esteja demorando mais do que você esperava, não deixe o desespero tomar conta de você. Se você aceita qualquer coisa só porque está sem nada, as chances de se sentir frustrado são muito grandes.

Pense da seguinte maneira: nos primeiros meses vai ser ótimo, já que você terá como pagar suas contas, mas em pouco tempo isso não será suficiente. Para não correr esse risco, seja seletivo na sua busca desde o início.

3. Você não está qualificado

Uma pesquisa de emprego bem-sucedida depende de como você se posiciona a respeito das suas experiências e habilidades.

Se você é um recém-formado, por exemplo, não faz sentido se candidatar para uma vaga que exige três a quatro anos de experiência.

4. Seu networking não recomenda

Uma boa estratégia para garantir a opção certa é consultar seu networking sobre a vaga oferecida. É claro que a decisão final é sua, mas se sua rede de contatos profissionais aconselha você a deixar a oportunidade de lado, peça, pelo menos, justificativas para isso. Considere a opinião de outros profissionais.

5. A pesquisa aponta problemas

Antes de se candidatar para uma vaga de emprego é fundamental que você pesquise a companhia. Reúna o máximo de informações que puder e então analise se você realmente quer fazer parte deste quadro de funcionários. Talvez você encontre notícias ou opiniões negativas. Isso pode fazê-lo pensar duas vezes.

6. Você é qualificado demais

Assim como você não deve se candidatar para uma vaga que exija mais habilidades do que as que você possui, não se candidate para um emprego que exige menos do que você pode oferecer. Talvez você realmente precise de um trabalho, mas em pouco tempo você vai se sentir frustrado, uma vez que suas tarefas não representam nenhum desafio.

7. Você não compartilha os valores da companhia

Se a missão e os valores da organização não condizem com os seus próprios, dificilmente você se sentirá satisfeito trabalhando nessa empresa.

Portanto, dedique a sua busca a empresas que compartilhem dos mesmos princípios que você aplica na vida.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.