ARTIGO

O problema do Feedback "construtivo"

00:00 · 12.05.2018

Quando uma pessoa começa uma conversa dizendo: "Eu tenho um feedback construtivo para você", as defesas da outra pessoa aumentam imediatamente. Existem alguns complicadores nesta declaração que irei compartilhar com você.

A frase anterior soa como se você conhecesse uma verdade que a outra pessoa não sabe. Isso causa um desconforto, pois a outra pessoal irá ouvir palavras que indicarão algo de errado em seu desempenho.

O problema com a palavra "feedback" é que quase sempre é usada para criticar. Se alguém lhe disser: "Eu tenho um feedback", você provavelmente não irá esperar ouvir elogios. Infelizmente gestores ainda não desenvolveram a capacidade de elogiar e reconhecer com frequência os seus liderados.

O melhor que você pode fazer ao dar um feedback corretivo é reagir ao desconforto do outro com compaixão, mas sem diminuir a clareza da sua mensagem. Na verdade, muitas vezes, se você não receber uma reação emocional, pode ser um sinal de que você não está sendo assertivo na mensagem. É importante adotar uma abordagem mais humilde e mais humana para corrigir o desempenho de um colaborador. Isso melhorará seus relacionamentos e ajudará a alcançar resultado melhor.

Madalena Medeiros
Diretora executiva do fastjob, mobile consultoria, palestrante e consultora

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