recursos humanos

Não tenha medo das dinâmicas de grupo

Etapa eliminatória de processo seletivo requer atenção e preparo para sair na frente. Veja dicas da Universia

00:00 · 02.06.2018

Ficar nervoso antes de uma dinâmica de grupo é comum, entretanto, um profissional não pode deixar que o medo atrapalhe sua chance de conquistar a vaga desejada. Descubra o que fazer para afastar o medo durante uma dinâmica, etapa eliminatória que requer atenção e preparo:

1. Estude a empresa

Ao longo das etapas, o candidato será questionado sobre a organização e o desejo de integrar o time e, por isso, precisa demonstrar preparo. Com a pesquisa, é possível analisar os negócios, missão/visão/valores, propósitos, clientes, funcionários, produtos e serviços da companhia.

2. Prepara-se um dia antes

O candidato deve reservar o dia anterior ao da dinâmica para preparar-se para a avaliação: procurar revisar a pesquisa sobre a empresa, treinar algo que acha que precisa melhorar, rever seu currículo para destacar os principais pontos de sua carreira. Também é fundamental que se programe para o dia seguinte: que horas precisa sair de casa, como irá até o local, o que precisa levar, quem deve procurar - isso evita atrasos e outros empecilhos.

3. Seja você mesmo

A dinâmica de grupo é composta por diversas atividades que conseguem revelar o perfil profissional do candidato, suas competências técnicas e habilidades comportamentais. A regra número um para quem quer destacar-se dos demais concorrentes é: seja você mesmo e não assuma o papel de um personagem.

4. Atente-se aos detalhes

Candidatos estão sendo constantemente avaliados ao longo da dinâmica. Por isso, devem ficar atentos a cada detalhe do encontro: o que o recrutador pediu, o que fazer em determinada atividade, como se comportar em cada ação etc.

5. Participe das atividades

A dinâmica em grupo dura, em média, três horas. Isso significa que o candidato tem apenas algumas horas para destacar-se de seus concorrentes. Participar das atividades é fundamental para demonstrar interesse pela vaga disputada. É preciso aproveitar o tempo para mostrar seu potencial, motivação e engajamento.

6. Procure manter a calma

Evitar o nervosismo parece impossível, mas não é. O candidato deve investir em técnicas de relaxamento antes de participar da dinâmica: respirar fundo, controlar a respiração e pensar de forma positiva em relação à experiência. O medo só acaba quando é enfrentado, ou seja, o profissional deve identificar o que o incomoda para resolver antes do encontro presencial.

7. Fale com os recrutadores

Tem dúvidas sobre como conseguir um emprego? Conecte-se ao Facebook e envie sua pergunta no final da página. Nossos especialistas responderão.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.