Metrofor fará concurso com 866 oportunidades - Empregos - Diário do Nordeste

Fortaleza e Sobral

Metrofor fará concurso com 866 oportunidades

00:00 · 28.12.2013

Além desta, estão previstas para 2014 seleções para a Cegás e o Tribunal de Justiça

A Companhia do Metrô de Fortaleza (Metrofor), no Ceará, realizará concurso público para o preenchimento de 866 vagas, em diversos cargos, para preenchimento junto aos metrôs de Fortaleza e Sobral.

Ofertas são para preencher vagas no metrô de Fortaleza e de Sobral. Foto: Alex Costa

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o setor de recursos humanos ainda está fazendo um levantamento de cargos para definir quais áreas serão abrangidas. A distribuição das opções, com respectivas exigências e salários, deverá ser confirmada no decorrer de janeiro, uma vez que, segundo a assessoria, parte dos responsáveis pelo processo está em recesso de final de ano.

De qualquer forma, o concurso está confirmado e o primeiro passo já foi dado, no último dia 20 de dezembro, com a publicação no Diário Oficial da contratação da organizadora, que será a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), por meio de dispensa de licitação. De acordo com o documento, o prazo de realização do concurso é de, no máximo, 12 meses.

Outros órgãos

O Governo do Ceará, além do concurso para o Metrofor previsto para o ano que vem, também se articula para abrir vagas para a Companhia de Gás do Ceará (Cegás).

A realização da seleção depende apenas de autorização do governador Cid Gomes. Segundo responsáveis pelo setor de concursos do órgão, a Companhia já encaminhou a solicitação e a expectativa é de que até janeiro ocorra algum parecer neste sentido.

Assim que ocorrer a autorização, deverá ser iniciada a elaboração do edital, uma vez que os cargos serão definidos de acordo com as condições financeiras apresentadas com a liberação governamental. A intenção é de que, assim que isto ocorrer, o edital seja liberado dentro de um curto espaço de tempo, uma vez que a Cegás já está com a organizadora definida desde 8 de julho. A escolhida é o Instituto de Estudos Superior do Extremo Sul (Ieses).

A definição de cargos, com respectivas vagas e salários, somente ocorrerá após o aval do governador. Porém, já está certo que a Cegás pretende oferecer postos com exigência de ensino médio, formação técnica e nível superior.

No âmbito do Judiciário, a expectativa é em relação ao processo seletivo para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/CE), prometido para este ano e adiado para 2014. Segundo o presidente do órgão, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, serão realizados dois concursos no primeiro trimestre de 2014.

A seleção para servidor do Tribunal será organizada pelo Cespe/UnB. Serão oferecidas 238 vagas e o edital está previsto para fevereiro.

Há também o concurso público de juiz substituto, que será preparado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Este edital está programado para ser publicado em março. Vale ressaltar que, atualmente, há 93 cargos vagos.