Coluna

Dicas: Não espere pela motivação para começar

Dicas de Concursos

empregos@diariodonordeste.com.br

00:00 · 22.04.2017

Motivação baseada só na força no pensamento positivo nada mais é do que fantasia. E fantasia, por mais gostosa de se acreditar que seja, sempre desmorona quando a realidade bate à porta. A verdadeira e mais perene motivação é construída. Ela leva tempo para crescer e se consolidar. Isso porque ela é baseada em fatos.

Darei um exemplo bem cotidiano: você começa uma dieta e um programa de exercícios para se tornar uma pessoa mais saudável. Daí alguém te convida para um aniversário… de criança! Você chega lá e encontra toda uma profusão de docinhos e delícias. Vamos ver como seu cérebro interpreta suas atitudes diante desse “impasse”:

Se você cede à tentação:

Na festa: “Dieta jogada no lixo. Bora enfiar o pé na jaca. Já estraguei tudo mesmo!”. Já em casa: “Sou fraco (a). Não consigo me conter. Sou indisciplinado (a). Não tenho jeito mesmo. Nunca alcançarei meus objetivos”.

Ocorre – portanto – um reforço negativo da percepção que você tem de si mesmo. Sua motivação é minada.

Se você resiste à tentação:

Na festa: “Nossa! Que difícil! Será que aguento até o fim?”. Já em casa: “Ainda bem que não furei a dieta. Nossa! Sou mais forte do que imaginava! Se eu consegui ignorar aquele tanto de brigadeiro, eu ignoro qualquer coisa. Sabe que eu acho que dessa vez a dieta vai dar certo? Sou super disciplinado (a). Logo começarei a ver os resultados!”

Ocorre – portanto – um reforço positivo da maneira como você se avalia. Sua motivação é reforçada.

Quanto maior o obstáculo transposto, maior a motivação que nasce a partir daquele momento de superação. Isso porque damos mais valor ao que nos custa, ao que demanda muito de nós.

O mesmo ocorre com os estudos. Estudar em dia de chuva é fácil. Estudar sem nenhum problema na cabeça, com tempo e sem sono é moleza! O que vai tornar sua motivação e convicção no sucesso inabaláveis é a superação dos verdadeiros dias de luta: aquele sábado de sol maravilhoso que você não curtiu praia com seus amigos, uma quinta qualquer em que você estava convencido (a) de que passar em um concurso era um sonho distante demais para você, aquele dia em que a grana estava mais do que curta e tudo parecia tão impossível e imutável ou hoje. Hoje está especialmente difícil, amigo? Pois saiba que se você caminhar em dias como hoje, vai conseguir caminhar sempre e nada é mais poderoso do que ter essa capacidade dentro de si. Desmotivação não te impede de caminhar, só torna o trajeto mais sofrido. Caminhe o máximo que puder. A verdadeira motivação brota de dias como hoje.

*Gabriela Knoblauch, auditora do Tribunal de Contas do Espírito Santo e professora de concursos

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.