coluna

Dicas de concursos: problemas gigantes

Dicas de Concursos

empregos@diariodonordeste.com.br

00:00 · 12.08.2017

Vivemos preocupados pelos mais variados motivos: brigas familiares, conflitos no trabalho, medo do desemprego, medo de não passar no concurso, falta de tempo... Problemas que seguem martelando em nossas cabeças e só aumentam nosso nível de ansiedade. Maior ainda do que o problema, nesses casos, é o medo que nos imobiliza, nos impede de agir e resolvê-los de uma vez por todas.

Um bom exemplo de como aumentamos os problemas está no livro Click - Como resolver problemas insuperáveis. Na obra, David Niven mostra que uma das razões para o sucesso do filme Tubarão, de Steven Spielberg, foi, justamente não mostrar o tubarão. Com isso, o diretor trabalhou mais com a imaginação do que com a realidade, ou seja, jogou com a tendência humana de sempre imaginar o perigo maior do que ele realmente é.

O ser humano tende a superdimensionar aquilo que lhe provoca receio. A mera repetição inconsciente tende a aumentar o tamanho das angústias. Já ouviu a expressão "quem conta um conto aumenta um ponto"? Da mesma forma, ficar remoendo seus temores os tornam maiores.

Algumas vezes, aumentamos a proporção de nossos problemas pelo medo de encará-los. A verdade é que a maneira como você enxerga os desafios é um reflexo do seu interior. Qualquer problema será muito grande enquanto você se sentir pequeno, enquanto não se sentir apto para solucioná-lo. Se você quer realizar feitos extraordinários, precisa, primeiro, acreditar que pode realizar feitos extraordinários. Não adianta traçar uma meta inalcançável simplesmente para não se esforçar para alcançá-la, ou, ainda, traçar uma meta possível e não se esforçar o mínimo necessário para conquistá-la. Ninguém passa em concurso sem estudar, ninguém consegue sustentar um bom emprego sem um mínimo de qualificação.

Portanto, se você costuma se desesperar diante dos desafios que a vida apresenta - diante da prova, na entrevista, quando tem que falar em público, quando precisa lidar com uma situação familiar difícil - trate de fortalecer sua autoconfiança e entender que obstáculos são apenas etapas necessárias à nossa evolução.

Aprenda a buscar a percepção correta da realidade e descubra como lidar com ela. Porque a melhor forma de vencer um problema é se tornar maior do que ele. Não acredite nas crenças limitadoras e nem dê ouvidos aos pessimistas. Tenha em mente que, com trabalho e tempo, pode realizar coisas extraordinárias.

William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.