Coluna

Dicas de Concursos: Os principais dilemas de um concurseiro - Final

Dicas de Concursos

empregos@diariodonordeste.com.br

00:00 · 03.03.2018

O que devo estudar?

Edital é o documento que oficializa o concurso e é nele que você encontrará todas as informações sobre o concurso e sobre o cargo que você deseja concorrer às vagas. Você pode encontrar o edital no site da organizadora do concurso ou ainda nos sites especializados. No documento, você saberá quais são as exigências para candidatar-se ao concurso, tipos de provas que o processo é composto, quantidade e pesos das questões, conteúdo das questões, etapas do concurso etc.

Devo estudar sozinho ou procurar ajuda?

Uma boa maneira de tomar esta difícil decisão é submeter-se a uma prova anterior do concurso que você escolheu prestar. Os materiais didáticos e cursos especializados na preparação de candidatos a concursos públicos, normalmente, são pedagogicamente estruturados de acordo com a realidade das provas e, em sala de aula, os professores dão dicas sobre os conteúdos que versarão sua prova. Busque indicações de conhecidos que passaram por esse processo e foram aprovados.

Precisarei parar minha vida e dedicar-me somente ao concurso público?

A resposta é não! Ninguém precisa parar de viver para realizar o sonho da carreira pública. Este processo deve ser prazeroso e momentos com a família e de lazer são necessários para que você areje sua mente. Nunca esqueça de alimentar-se adequadamente, de realizar atividade física (ainda mais se uma das etapas do concurso exigir) e de horas de descanso e sono. Nenhum desses pontos é tempo perdido e ajudarão você a voltar aos estudos mais disposto. Quando estiver desconcentrado, procure estudar uma matéria que seja de seu agrado, que você esteja com número de acertos bom, assim seu ânimo voltará imediatamente. E não esqueça: nunca estude com muito sono. Quando o seu organismo pedir descanso, descanse e durma, sem peso na consciência.

E se não der certo?

Para alcançar a sua aprovação você deve dedicar-se com todo afinco a esse processo e não desistir, pois você muitas vezes terá que realizar algumas provas para alcançar a tão sonhada aprovação e jamais desistir no primeiro processo seletivo. Estamos falando de algo que vai mudar a sua vida e você deve dedicar-se o suficiente até a sua posse. Não podemos abrir mão de uma guerra por conta de uma batalha perdida. Mantenha durante todo este processo uma atitude mental positiva e otimista, encare os estudos e sua preparação com prazer e certamente sua aprovação chegará mais rápido. Acredite e invista em você, seja persistente e se torne um funcionário público.

Viviane Rocha, professora de Técnicas e Dicas de Estudos, pedagoga e mestre em psicologia educacional

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.